Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alternativa

Cidade do Paraná aposta em construção modular para erguer escolas em tempo recorde

Redação Bonde
25 ago 2015 às 10:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas prefeituras de cidades da região sul do Brasil têm como desafio vencer o déficit no número de vagas em escolas de ensino infantil e creches disponíveis à população. Para solucionar o problema com rapidez, alguns municípios de Santa Catarina e, até mesmo do norte do Paraná, recorreram à construção civil modular como alternativa imediata, segura e de qualidade.

A obra mais recente que utiliza esta modalidade da construção civil está em Jataizinho. Lá estão sendo feitas ampliações na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEF) Princesa Isabel e na creche Yeda Tanaka. Em Londrina, também foram construídas salas na Unopar, campus Tietê.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atender a demanda crescente em novos bairros da cidade, onde há grande concentração de casais jovens com crianças pequenas foi o motivo apontado pelo secretário de Educação de Jataizinho, Celso Viveiro, ao optar pela construção civil modular. "Rapidez e qualidade unidas à solidez e mobilidade são diferenciais deste tipo de construção".

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


"Ao constatar a necessidade e definirmos os padrões necessários, iniciamos o processo licitatório e a vencedora foi a empresa Polibox, de Santa Catarina", detalha.

Publicidade


O diretor comercial da empresa, que acompanha diretamente os negócios e as obras, Luis Sciena, conta que uma edificação em construção civil tradicional pode levar até seis meses, já na construção civil modular há casos de obras entregues em menos de 30 dias. "Um dos fatores determinantes para isso é que a modalidade está minimamente exposta diretamente a intempéries climáticas e problemas com materiais ou mão de obra local, pois 92 % de todo o processo construtivo ocorrem em ambiente de fábrica. Sem dúvida, é uma alternativa a ser considerada em urgências educacionais".


O que é Construção Civil Modular?

Publicidade


A construção civil modular apresenta uma solução viável técnica e financeira para expansão de espaços físicos e novas construções em um curto espaço de tempo. Ela tem sido amplamente utilizada como alternativa imediata para suprir demandas por salas de aulas em vários municípios.


Trata-se um setor originário da construção civil no qual se levou para dentro da indústria o processo construtivo. Assim, ganhou-se em velocidade de construção e controle de qualidade.
No local da obra, realiza-se apenas a montagem da edificação e, de acordo com a necessidade, os prédios podem ser removidos para outros lugares e utilizados normalmente. Isso agrega mobilidade ao processo.

Esta modalidade consegue administrar variáveis que impactam positivamente em custos, segurança e prazos que a construção civil tradicional está exposta. Condições climáticas, problemas com mão de obra local e materiais já não são motivos de atrasos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo