Com o desafio de criar peças que sejam harmônicas em múltiplos níveis - estéticos, produtivos, econômicos e ambientais, só para citar alguns - três designers radicados em Curitiba comemoram os resultados da criação. Luiz Pellanda Jr, Aleverson Ecker e Henrique Serbena e sua Holaria já foram premiados em concursos e salões de design no Brasil e no exterior - Prêmio Craft+Design, Prêmio Museu da Casa Brasileira. House & Gift Design, Salão Nacional de Cerâmica e Macef Ceramic Award 2007.
O nome da empresa já sugere criatividade, resultado da união das palavras holos, que vem do grego e significa ''todo'', e olaria, que na língua portuguesa designa a arte ou o lugar onde se fabricam peças cerâmicas.
A partir das habilidades tradicionais da indústria cerâmica, os profisisonais buscam associar os avanços tecológicos decorrentes do design e da engenharia à capacidade técnica e produtiva das indústrias parceiras, que tem como carro-chefe a Germer Porcelanas.
Serviço:
www.holaria.com.br
Foto1 - Os galheteiros Booh! exploram o aspecto lúdico dos utensílios domésticos. A alta plasticidade da porcelana e a pureza da sua cor conferem às peças alto grau estético sem esquecer a funcionalidade.
Foto2 - A caneca para cafezinho foi inspirada nos famosos copinhos americanos utilizados para servir o tradicional ''pingado''. Com a mesma estética, xícara de chá e caneca para chocolate.
Foto3 -O cofre roliço é um porquinho que não precisa ser quebrado: para retirar o dinheiro basta sacar a rolha.
Foto4 - A linha Tree explora o jogo de luz e sombra criado pelas sinuosas curvas que compõe os vasos.
Foto5 - A linha Plissan propõe o limite de uma discussão estética entre forma e textura. Até onde a textura pode ser maximizada ao ponto de que a mesma se torne a própria forma? A resposta está no desenho dos vasos.