Eles são democráticos, versáteis e incrivelmente descontraídos. Os cavaletes já demonstraram que tem mil e uma facetas. Podem ser base de estante, prateleira, aparador, fazer às vezes de penteadeira e até mesmo virar obra de arte. Essa peça é realmente multiuso.
Agora, a tendência é utilizar o cavalete como base para mesas de home office. Um recurso moderno que deixa o ambiente mais leve e criativo. "Os cavaletes vieram para tornar os escritórios menos rígidos, com estética mais descontraída e casual", explica a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura.
O cavalete é uma solução barata e que se adéqua a qualquer estilo. No home office cai bem com tampos de vidro e madeira. O vidro, no entanto, dá mais destaque a essa peça. "Os tampos de vidro deixam a composição mais leve e descontraída, além de colocar o cavalete em evidência, atraindo olhares", reforça a designer de interiores Laura Santos.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Todavia, a mesa de madeira com o cavalete de apoio também tem suas vantagens. A madeira naturalmente traz aconchego ao espaço e para que a composição fique bem criativa, basta ousar nos tons do cavalete. "A cor em elementos como cavaletes trazem personalidade e deixam o ambiente único. Como é uma peça simples, pode ser repintada depois de um período para inovar o espaço", ensina Laura.
Não há duvidas de que até um ambiente mais sisudo como um home office pode se tornar mais original e leve com o uso de cavaletes. Mas além de beleza é preciso ficar atento à segurança. "Deve-se consultar o fabricante para se certificar qual o tamanho e peso máximo suportados pela peça. Se estivermos atentos a esses detalhes podemos lançar mão de qualquer tampo de mesa, madeira, vidro incolor ou laqueado e outros", encerra Marina.