Desenvolver um projeto onde a base é o tronco de uma árvore, distribuir estruturas como tubulação, fiação e sustentação a alguns metros de altura e, ainda por cima, fazer uso e escolha da madeira correta para garantir durabilidade e estética.
Desafios como estes fazem do trabalho de Ricardo Brunelli e José Aparecido Rossato um talento a ser admirado e um dom a ser respeitado. Há dez anos, essa dupla vem conquistando as alturas e transformando sonhos em realidade maciça. Eles são sócios-proprietários da Casa na Árvore Construções Especiais, uma empresa especializada em construções em árvores.
''Aos 12 anos, brinquei de construir uma casa na árvore. Logicamente, ela não durou dois dias, mas esse desejo ficou na cabeça. Anos depois, construí uma maquete de como seria essa casa. Foi quando conheci o Rossato, que já vem de uma família de construtores e que resolveu encarar esse desafio comigo. Estamos juntos até hoje'', conta o administrador Brunelli.
Com a parceria firmada, chegou a hora de botar a mão na massa. ''Mas quando você sobe na árvore, muita coisa muda, pois o ângulo é definido no galho e tudo depende muito da disposição do tronco, já que todo o trabalho é feito no local, desde o corte da madeira'', afirma Rossato, que também se atenta à espécie de árvores.
Segundo ele, para este tipo de construção, algumas boas indicações para base são: Figueira Centenária, Eucalipto, Mangueira e Paineira Rosa. ''Mas podemos trabalhar com outras espécies, garantindo boa sustentação através de pilares'', diz.
Em termos de estrutura e acabamento, a dupla utiliza cabos de aço bem resistentes, madeiras de reflorestamento ou de lei, iluminação embutida e tubulações pintadas na cor da madeira. ''Cada madeira é usada de acordo com a necessidade, mas priorizamos muito a de Eucalipto Citriodora tratado em autoclave, que tem durabilidade e o cupim não gosta'', revela Brunelli.
Além desse critério na escolha dos materiais, a empresa também aplica um produto que penetra na madeira, servindo como um impermeabilizante. ''A casa na árvore é um produto diferenciado, personalizado e que exige mão de obra especializada para garantir segurança, estética e conforto'', acrescenta Rossato, que também trabalha em parceria com uma equipe de engenheiros.
A Casa na Árvore tem construções espalhadas em diversos cantos do país e atende principalmente o desejo de adultos que, assim como Brunelli e Rossato, sonham com uma casa nas alturas, desde a infância.
Casa construída em aglomerado de Eucaliptos, no interior de São Paulo; destaque para a iluminação embutida
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Em Londrina, o home office foi construído em uma Paineira Rosa (esq.)
Construção em Figueira Centenária ganha destaque pelo mirante que fica a 19 metros de altura do chão (dir.)
Nesta casa, o tronco passa pelo centro da sala e a claraboia permite a entrada de luz natural, garantindo um clima aconchegante (esq)
No banheiro dessa casa na árvore é possível observar que os ambientes contam com uma infraestrutura completa
Neste detalhe do deck/mirante, que possui 22 metros quadrados, os galhos atravessam a madeira através de recortes perfeitos moldados na estrutura