Uma casa-conceito, montada num espaço de dois mil metros quadrados, foi projetada e decorada em Buenos Aires, na Argentina, com produtos brasileiros de alto padrão. O imóvel é a principal atração da Casa Design, evento marcado para os dias 2, 3 e 4 de setembro, na capital portenha, com o objetivo de divulgar o Brasil como fornecedor de produtos de alta qualidade, design diferenciado e valor agregado para os segmentos de construção civil e decoração. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Estarão representados os setores de móveis, vidros, cerâmicas, metais não-ferrosos, rochas, artesanato, aparelhos de refrigeração e aquecimento. A estratégia é apresentar os produtos brasileiros a arquitetos, designers, formadores de opinião e compradores do setor. Também haverá uma exposição de materiais premiados de designers brasileiros.
Na área de mobiliário para ambientes externos, o único representante brasileiro é a La Casa Design, empresa de Londrina especializada em móveis de alumínio e fibra sintética. A marca estará presente em três ambientes externos, com 14 peças da atual coleção.
Hoje, de acordo com informações da Apex, o Brasil já é líder no mercado argentino de casa e construção na maioria dos segmentos representados no evento. A liderança é seguida de perto por países como China, Malásia, EUA, Coréia Sul, Tailândia, Espanha, Turquia e Itália, alguns com crescimento de market share maior do que o brasileiro.
Algumas das vantagens para os produtos brasileiros são a proximidade física, que gera menos custos com logística e transporte e tarifas alfandegárias de 0% para os produtos desse segmento. A Argentina é um dos 23 mercados prioritários para a Apex-Brasil, definidos após a realização de estudos de inteligência comercial.