As condições impostas pelos proprietários de imóveis podem tornar mais difícil a tarefa de decorar a casa ou apartamento. Outra limitação na hora de decorar um imóvel alugada é a disposição de investir em um espaço que não é realmente seu.
Embora não sejam permitidas muitas alterações, especialmente as que se tornam definitivas, você pode decorar sua casa de acordo com os seus gostos e com um orçamento restrito. Basta ser criativo e lançar mão de recursos fáceis de aplicar e que não comprometam seu orçamento. Veja a seguir algumas boas ideias para deixar o lugar que você mora com a sua cara.
Molduras com fotografias
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
As casas alugadas são frequentemente pintadas com cores neutras. E nem sempre é permitido ao inquilino fazer grandes alterações nesta base. Para personalizar suas paredes use molduras com fotografias pessoais, da família ou das suas viagens e hobbies favoritos. Pendure-os usando adesivos próprios para fixar quados na parede (à venda nas casas de materiais para construção).
Coloque diversas molduras com fotografias espalhadas pela casa, nas paredes, porta-retratos em prateleiras ou em cima de móveis e mesas.
Sistemas de arrumação originais
Como muito provavelmente não poderá fazer buracos nas paredes, a opção mais eficaz para conseguir espaço para arrumação são as prateleiras e estantes. Se quiser dar um pouco mais de personalidade e originalidade à decoração, escolha estantes fora do comum e que se destaquem na decoração, sela pelo desin ou pela cor. Para completar, coloque nas estantes acessórios decorativos e souvenirs de viagens.
Azulejos como "novos"
Quem já não alugou uma casa – principalmente as mais antigas - e se deparou com azulejos pálidos e sem graça na cozinha ou no banheiro? Pois é, situação muito frequente, mas que pode ter uma solução bastante econômica e simples: os adesivos. Use-os para dar mais cor e vida aos azulejos ou combine-os com alguma cor dos seus vóveis de cozinha.
Acessórios decorativos
Se você não pode fazer grandes alterações na decoração das paredes ou do chão, por exemplo, opte por adquirir objetos que criem impacto no ambiente e que se destaquem. Aposte em peças versáteis. Por exemplo, se o chão da casa estiver muito danificado, então nada como um tapete bonito para dar uma nova cara. O importante é que os objetos se adaptem bem a qualquer espaço, pois você pode precisar mudar para uma nova casa, e poderá levar os elementos decorativos que já possui. (Fonte: Decoração de Apartamentos)