Tendências vem e vão e o capitonê é a prova disso. A técnica, que usa botões em estofados e revestimentos e surgiu em 1840 como forma de valorizar o trabalho manual, está de volta! À primeira vista, o capitonê chama atenção e lembra as decorações clássicas antigas. Se antigamente a técnica era usada principalmente em sofás de couro, hoje o capitonê está presente também em outros estofados, painéis e paredes.
Como item de decoração vintage, o capitonê é extramemente versátil e chama atenção mesmo quando usado em detalhes. Para deixar a técnica mais atual, o ideal é apostar nos tecidos diferenciados que agregam textura à decoração. Camurça, seda e tecido vinílico estão entre os tecidos mais usados.
Clássico e charmoso, o capitonê deixa os ambientes mais glamurosos. Em meio a uma decoração moderna, o capitonê pode ser usado para deixar o cômodo mais requintado. Mas atenção, por ser um item muito marcante o capitonê não deve ser utilizado em exagero ou misturado com muitas outras tendências.