As camas de casal multifuncionais são ideais para pequenos espaços, pois utilizam a própria área da cama para armazenar pequenos e até grandes objetos, dependendo do modelo. O espaço que ficaria vazio abaixo do colchão, que é inclusive difícil de limpar, fica assim melhor aproveitado. Mas isso não impede que elas sejam utilizadas também em locais amplos e que já tenham mais armários, pois normalmente possuem design se encaixa em qualquer tipo de decoração. Inspire-se em algumas ideias:
1. Cama-baú
A cama-baú é a melhor opção para guardar objetos maiores ou que não sejam muito utilizados, pois seu mecanismo de abertura é menos prático. Sua vantagem, no entanto, é o aproveitamento máximo do espaço, pois toda a área da cama se transforma em baú.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
2. Cama com gavetas e nichos
Já as camas com gavetas e nichos, além de terem visual diferenciado, podem ser usadas de maneira prática e versátil, inclusive com a possibilidade de embutir a mesa de cabeceira.
3. Camas com nichos que viram gavetas
Dentro desta categoria existem diferentes modelos, inclusive na cama box e também a base mais baixa para apoiar o colchão, também com gavetas, com a diferença de ter aspecto descolado, puxando para o estilo oriental.
4. Base para colchão com gavetas
Uma preocupação que às vezes surge quando se pensa em camas multifuncionais é em relação à ventilação do colchão. Mas não existe problema quanto a isso, pois as camas com gavetas possuem estrado vazado e o centro livre, mantendo portanto sua capacidade de ventilação, e as camas com baús têm a mesma configuração de qualquer outra cama box, que não cria mofo no colchão por ser de tecido. (Com informações Catraca Livre e Dicas de Arquitetura)