Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem impactos

Bioarquitetura, um estilo inovador de morar

Micaela Orikasa - Folha Casa & Conforto
22 out 2009 às 11:04

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já imaginou uma casa ecologicamente correta, onde é possível captar e reutilizar a água, a energia solar e ainda usar matérias-primas de sua região? Essa é a boa notícia em tempos de consciência ecológica. Hoje, montar um projeto arquitetônico com baixo impacto ambiental, utilizando materiais reciclados, já é uma realidade, mesmo com a falta de mão-de-obra especializada.


Nos projetos internos, como o deste cozinha, o bambu mostra toda sua versatilidade, sendo utilizado desde o forro até nos móveis


Mas, se depender de Eugênio Bianchini da Paixão, bioarquiteto, especialista em Eco-construção e PDC (Permacultura, Design e Consultoria), esse novo conceito na área de arquitetura vai se tornar um estilo inovador de morar.
''A bioconstrução é um conceito milenar que está sendo resgatado. Ela é voltada para a construção mais orgânica e em harmonia com o meio ambiente, usando recursos naturais'', explica Paixão, vice-presidente e coordenador, da ONG Taipal e do Núcleo de Permacultura, em Piedade, interior de São Paulo.
De acordo com ele, a Permacultura é uma ciência ambiental que trabalha o design com um planejamento consciente, visando o consumo mínimo de energia e evitando desperdício e poluição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


''Resumindo, é uma casa com conforto ambiental. No lugar de cimento e tijolo comum, utilizamos o barro, e, no telhado, trabalhamos com madeiras recicladas, bambu e até grama. Isso gera uma economia de quase 50%, além de promover a aplicação dos conceitos de reduzir e reciclar'', explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Divulgação
Divulgação

O bambu é tão resistente, que pode até mesmo ser usado nas estruturas das construções


Entre os materiais mais utilizados e funcionais dentro da bioarquitetura está o bambu, que além de ser um produto leve e de fácil manejo, tem durabilidade igual a da madeira. ''Dá para fazer desde um revestimento até a construção de uma casa. Sem contar que o bambu tem um charme à parte e pode ser encontrado em quase todas as regiões'', afirma Paixão, que já esteve em Londrina ministrando uma oficina de Corte e Manejo de Bambu, promovida pela Vila Cultural Brasil. Os participantes aprenderam técnicas de corte, amarras, encaixes e confeccionaram mesas e bancos com esse material.


Divulgação
Divulgação

Na produção de móveis, a cana-da-índia é a matéria-prima mais usada. Aqui, os oficineiros finalizam uma mesa usando junco sintético na amarração

Outras informações sobre o assunto através do e-mail: [email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo