Com as casas e apartamentos cada vez mais compactos, a sala de jantar ganhou a status de espaço multiuso, muitas vezes integrado à sala de estar. O que não significa que tenha perdido seu aspecto acolhedor. Para acomodar com estilo toda a família e amigos que chegam para o jantarzinho de final de semana, uma nova tendência é o banco de madeira.
Além de dar um ar mais descontraído e rústico ao ambiente, o móvel permite um aproveitamento do espaço, já que pode ficar alocado embaixo da mesa enquanto não está sendo usado. "É uma ótima pedida para apartamentos compactos, porque no dia a dia você pode usar as cadeiras, mas quando receber visitas, é só desencostar a mesa da parede e utilizar o banco para lugares extras", afirma Andressa Savi, especialista em decoração da LojasKD.
De acordo com Andressa, os bancos vão bem com mesas de qualquer tamanho e formato, mas ficam especialmente harmônicos com mesas retangulares de madeira maciça ou MDF, tanto lisas quanto amadeiradas, ou até de vidro. Nesse caso, o ideal é sempre dispor o banco de um lado e as cadeiras do outro, além de duas nas pontas, dependendo da sua necessidade.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Usar um banco de madeira com cadeiras de metal ou plástico coloridas é outra aposta para dar um toque moderno ao ambiente. Para quem prefere a sala de jantar mais sóbria, a sugestão é criar composições de mesma cor. "Uma ideia é colocar um banco de MDF preto e uma mesa que siga o mesmo estilo com cadeiras de metal", diz Andressa.
Outra recomendação é recorrer às almofadas para dar um toque aconchegante ao espaço. "Mais do que objetos de decoração, as almofadas também são itens que contribuem para o conforto", afirma a especialista.