Numa cozinha, o fluxo de trabalho gira à volta do trio geladeira, fogão e bancada, que deve ser ampla e feita com um material prático e higiênico. Mais do que bonita, a bancada oferecer fcilidade de limpeza. Entre os diversos tipos de materiais usados para fabricar bancadas, separamos sete propostas inovadores, ecológicas e resistentes. Confira:
Bancada Aço Inoxidável
Altamente resistente à oxidação atmosférica, esta liga de ferro e crómio revela ainda qualidades anticorrosão. A sua limpeza deve ser feita com sabão, detergentes suaves e soluções de amoníaco.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Bancada Corian
Um material inovador, que pode ser trabalhado em qualquer forma e cor, com juntas invisíveis, garante grande durabilidade e pouca manutenção. Outra vantagem é a sua fácil instalação.
Bancada Zebrano
Bancada em madeira de zebrano, também conhecida como zebrawood, com 6cm de espessura. Oriunda da África Central, o seu corte é feito na direcção do veio principal, não só para se obter maior durabilidade como para efeitos decorativos – com as tipicas "listas de zebra".
Bancada de Madeira Teca
Este tipo de madeira é muito utilizado nos convés dos navios, assim como em exteriores, como deques de piscinas, sendo igualmente excelente para a cozinha por não absorver a água. Esta madeira revela-se ainda muito duradoura graças à presença de oleosidade e sílica,
Bancada Durat
Material de superfície sólida, não apenas produrizo a partir de termoplástico reciclado como totalmente reciclável. Disponível em 70 cores, com a possibilidade de personalizar a paleta, a colecção foi desenvolvida por vários designers, entre eles o ateliê Arup Product Design. Duradouro e resistente, por ser renovado com um polimento ligeiro.
Bancada Eco Cosentino
Produzido com 75% de material reciclado (espelhos, vidro, grés porcelânico e cinzas vitrificadas), proveniente de produtos finais ou de processos de fabrico, e 25% de quartzos e silicios aproveitados de outras utilizações ligados por uma resina de milho. Superfície disponível em três espessuras de 1,2 e 3cm.
Bancada Vidro Temperado
Bancada elevada e superfície de trabalho em vidro temperado com enchimento. Este tipo de vidro passa por uma têmpera (tratamento térmico), que lhe confere maior durabilidade, maior rigidez e resistência térmica, para além de segurança, pois não estilhaça quando se parte.