A Galeria da Cohapar, em Curitiba, abriu na última terça-feira (19) a exposição "Projetos que são obras de arte", de Roberto Fontan e demais arquitetos que compõem a equipe da Companhia de Habitação do Paraná. A mostra apresenta desenhos aquarelados, elaborados à mão, dos projetos que ilustram as novas soluções de urbanismo e preservação ambiental que o governo do Paraná, através da Cohapar, está implantando na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Durante a mostra estão sendo apresentadas 14 telas com desenhos de parques que a Cohapar começa a implantar na RMC, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em áreas consideradas de risco, à beira de rios. As cidades contempladas com estas obras são Piraquara, Colombo, Campo Magro e Pinhais. As famílias que vivem nestas áreas de risco serão realocadas para áreas seguras, dentro do próprio município.
O arquiteto Roberto Fontan, que dá nome à exposição, afirmou que é gratificante expor seus trabalhos na Galeria da Cohapar e que esta é uma forma de valorizar o trabalho de toda a equipe de arquitetura da Companhia. "Esta mostra é uma homenagem do presidente Rafael Greca ao trabalho dos arquitetos que estão elaborando os desenhos destas áreas que serão recuperadas e preservadas. É uma mostra artística, mas de projetos de um Governo que se interessa em preservar o meio ambiente e proporcionar um futuro melhor para a população".
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Fontan enfatizou ainda a importância de se preservar o trabalho artesanal de um arquiteto. "O ensinamento que propago é que nunca se perca a arte de desenhar à mão livre, transmitindo aquilo que tem dentro de si, da sua concepção, com suas próprias mãos".
Serviço:
Exposição "Projetos que são Obras de Arte"
Roberto Fontan e outros arquitetos
Local – Galeria Cohapar
Endereço – Rua Dr. Faivre, 480 – Centro
Horário – das 8h00 às 18h00