A reforma de um imóvel envolve aspectos estruturais, financeiros e até comportamentais. E conciliar todos esses elementos torna-se um verdadeiro desafio para o profissional que fará o projeto de interiores.
De acordo com o arquiteto Fabrício Roncca, o mais importante para harmonizar todo o processo criativo é poder contar com a confiança do cliente. "Quando o cliente expõe suas necessidades e permite que o profissional tenha liberdade criativa, fica mais fácil harmonizar todos os aspectos que envolvem o design de um ambiente", considera.
Foi o que aconteceu recentemente com o arquiteto, que desenvolveu projetos para dois quartos de um imóvel recém-reformado em Londrina (PR).
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Para atender a expectativa dos pais, que queriam um quarto funcional e com igualdade de espaço para as duas garotas; e das adolescentes, que são apaixonadas por itens retrô, Fabrício se inspirou na pop art, como referência vintage, sem abrir mão de alguns traços contemporâneos.
O resultado agradou em cheio. Os pais ficaram satisfeitos com a proposta que criou privacidade e conforto para as duas meninas, incluindo uma bancada em laca Tiffany, closet em espelho e penteadeira. Já as donas da suíte se encantaram com a leitura vintage do ambiente, que ganhou cabeceiras capitonadas e papel de parede com poás.
Para a suíte do menino, Fabrício apostou na leveza e modernidade nas tonalidades Pantone Blue 2014, além de usar heróis, carrinhos de brinquedo e futebol - as paixões do garoto - para tornar o ambiente mais lúdico e alegre.
Fabrício conta que as entrevistas, tanto com os pais quanto com os usuários dos quartos, foram imprescindíveis para nortear a criação e acertar de primeira. "Não é fácil chegar a um consenso se não houver uma boa interação entre o profissional e os clientes. Nesse caso, o contato estreito com os moradores foi essencial para que todos aprovassem os projetos logo na primeira apresentação das perspectivas", lembra.
Além de levar em conta os desejos dos moradores, outros diferenciais neste projeto de Fabrício foram a flexibilidade e o aproveitamento espacial, a aplicação de adesivos sobre vidro, o uso de papéis de parede estilizados e o light design exclusivo, com concepções adequadas a cada um dos ambientes.
Com 100% de aprovação, os projetos puderam ser facilmente executados, facilitando o trabalho de marcenaria.