Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Gaetano Pesce

Arquiteto italiano faz palestra no Museu Oscar Niemeyer

Redação Bonde
21 jun 2011 às 12:58
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 27 de junho, às 19h, o arquiteto e designer italiano, Gaetano Pesce, fará uma palestra no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A produtora Consuelo Cornelsen foi quem convidou Pesce para a palestra na capital paranaense. Ela, recentemente, organizou a exposição de Carlos Motta e, em 2010, esteve à frente das exposições Modernos Brasileiros +1 e Matín Chambi.

O evento é uma realização da Associação de Decoração Ponto de Apoio e conta com produção da Planeta Brasil, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Caixa Econômica Federal e Stop And Go Turismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse evento vai de encontro com um dos nossos objetivos, que é a promoção de atividades ligadas à arquitetura e ao design. Buscamos trazer expoentes dessas áreas, a fim de aprimorar e contribuir com o segmento", revela Marcos Pereira, presidente da Associação de Decoração Ponto de Apoio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Pesce é conhecido por seus objetos de cores intensas, formas orgânicas e materiais inusitados. Como arquiteto, propõe uma integração total entre o indivíduo, construção e ambiente, valorizando o lado prático sem esquecer o aspecto emocional. O italiano de La Spezia tem escritório em Nova Iorque, mas suas criações estão espalhadas pelo mundo e seus trabalhos integram coleções permanentes do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque); do Musee des Arts Decoratifs e no Centro George Pompidou, de Paris; do Design Museum, de Londres; do Moka, de Los Angeles; da Trienalle di Milão; e do CCA, de Montreal.

Publicidade


"Gaetano cria os materiais com que trabalha. A arquitetura e o design dele extrapolam a forma e o conforto. Ele faz o anti-design. Seus trabalhos expressam pontos de vista filosóficos, existenciais, políticos, surpreendendo e inovando sempre", observa a produtora Consuelo Cornelsen.


Desde os anos 70, Gaetano Pesce acredita que a arquitetura e o design devem ser uma representação da realidade e um documento dos tempos. "Tudo nele é inusitado, irreverente, ousado e magnífico. Diante de suas criações ninguém fica impassível. Ele consegue fazer a mágica de ser único", completa Consuelo.

Publicidade


Gaetano Pesce


Nascido em 1939 em la Spezia, Gaetano Pesce é considerado um dos mais versáteis e não-convencionais designers da última metade do século e tem expandido noções e estruturas do Novo Design Italiano durante toda a sua carreira. Depois de estudar arquitetura e desenho industrial em Veneza no início da década de 60, passou a produzir trabalhos em pintura, escultura, filme, teatro, design e arquitetura, além de ser um dos fundadores do Grupo N, grupo de artistas envolvidos na arte emergente do movimento Bauhaus.

Publicidade


Em 1967, deixou a Itália para uma década de viagens pelo mundo. Paris, Japão e Nova Iorque fizeram parte do roteiro. A partir do lançamento das poltronas UP, em 1969, seu trabalho ficou conhecido como "idiossincrático". A série, composta por sete cadeiras para diferentes usos (para crianças, adultos e casais), tinha design orgânico e apelo simples e confortável. A grande sacada, porém, estava no material usado: espuma de poliuretano, comprimidas a vácuo e envolvidas em envelopes de PVC. Quando esses envelopes eram "abertos", as cadeiras expandiam-se para um tamanho normal.


Outras peças de destaque da autoria de Pesce são a cadeira e o pufe Sit Down, inspiradas no trabalho do escultor pop art americano Claes Oldenburg. O sofá New York Sunrise, de 1980, é uma representação direta do sol e horizonte, também em espuma de poliuretano. Além de movelaria, o profissional também trabalha com luminárias, como a Moloch, Luxo e Airport. Ele define seu trabalho como "objetos que apresentam tendência ou potencial para significado". Suas peças foram produzidas por alguns dos maiores nomes internacionais do design, como a B & B Italy, Knoll, Cassina e Vitra.

Serviço:
Palestra com Gaetano Pesce
Data: 27 de junho, às 19h
Onde: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba-PR)
Informações e inscrições: (41) 3018 9720 ou [email protected]
Entrada gratuita


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo