Notícias

Arquiteto fala sobre decoração natalina contemporânea

31 dez 1969 às 21:33

Independente do credo religioso, o clima festivo de fim de ano estimula a que enfeitemos nossas casas para receber amigos e familiares. É possível entrar no clima natalino com toques simples, criativos e até mesmo ousados, o importante é envolver as crianças, os vizinhos e compartilhar de alguns momentos de festa depois de um ano de muito trabalho.

Há moda quando o assunto é Natal? É possível ser fashion? Quais as tendências em estilos de enfeites e cores para o Natal 2008 e para o aguardado Reveillon?


A influência norte-americana, talvez pelo cinema, fez com que boa parte do planeta levasse ao pé da letra as "luzes do Natal"; em quase todas as cidades do mundo, até mesmo onde não se comemora o Natal, nem a virada do ano, é possível ver árvores enfeitadas por pequenas lâmpada, vitrines com bonecos de neve e um ou outro papai Noel em lojas de departamento.


As decorações natalinas não encantam apenas os jovens, também os adultos acabam se rendendo ao clima festivo e aguardam, ansiosos, o momento de decorar suas casas com luzinhas e bolas coloridas. Mas cuidado com o exagero!


Embora os pinheiros naturais nunca saiam de moda os artificiais também são bem vindos, principalmente os bem adornados, carregados de enfeites, lembranças dos natais passados e com novos adornos, são os mais tradicionais. As antigas e frágeis bolas de vidro deram lugar às inquebráveis bolas de plástico, mais seguras, porém menos encantadoras. Vale tudo no Natal?
Bem, as árvores monocromáticas ou bicolores sempre foram tidas pelos designers como as mais elegantes. Neste Natal de 2008 é o tom dourado que dita a moda. Pinheiros totalmente dourados com bolas douradas e lâmpadas amarelas de fio dourado. Se o ouro é alusão à riqueza, 2009 será uma maravilha!


A tecnologia às vezes atrapalha e este é o caso das horríveis lampadinhas de led, de cor branco azulado que entristecem qualquer decoração. Não bastasse o fato de alguns shoppings terem feito toda sua decoração com elas, as mesmas também invadiram os lares prometendo maior durabilidade e menor consumo em troca de um enfadonho aspecto. Desde que os chineses inundaram o mundo com conjuntos de 100 e 200 lâmpadas amarelas por 10 reais a caixa o Natal ganhou mais vida. Agora, os mesmos chineses tentam impor uma tecnologia à revelia do bom gosto!


Continuam valendo as árvores verdes com bolas todas vermelhas, ou as árvores prateadas com bolas azuis. Nada de preto nem marrom! Branco vai muito bem com bolas na cor prata. As guirlandas podem ser clássicas ou inusitadas, feitas com material reciclado, carrinhos plásticos, canudinhos e afins. Há milhares de sugestões nos sites e blogs de artesanato mundo afora.


Ainda que nos trópicos não tenhamos tanto frio, os castiçais e os arranjos de mesa tornam a noite de Natal muito especial. Para a ceia, providencie uma toque especial: use toalhas lisas com pratos decorados, ou toalhas estampadas com louça branca; fuja das toalhas e dos guardanapos com motivos natalinos, em geral são de gosto duvidoso, deixe-os para o dia a dia das semanas anteriores e posteriores ao evento.


Os presentes também são um belo detalhe. Faça-os resplandecer com papeis coloridos, espelhados, grandes laços em tamanhos diferentes. Mesmo que sejam de grife, as sacolas e caixas merecem uma "segunda pele" tornando o conjunto menos evidente. Mesmo com o advento dos emails é de bom tom trocar cartões, e os mesmos podem ser colados numa parede, exibidos sob um tampo de vidro ou ganhar uma árvore pequena só para eles.


Para os que têm lareiras, valem as meias com cartinhas.
Cuidado com os exageros: contornar a casa por fora com cordões de luz até é válido, mas nada de cruzar o teto dos ambientes internos com festão e toneladas de bolinhas e luzes; deixe isso para as festas juninas com as bandeirinhas e etc.


Se a casa vai abrigar também a festa de Reveillon, mantenha a decoração de Natal (a árvore e os enfeites só podem ser retirados no dia 7 de janeiro, depois da passagem dos Reis Magos) e adicione estrelas na cor prata, bexigas brancas, laços dourados. O Ano Novo é uma festa mais descontraída é admite mais ousadia, fogos, música e um certo tom carnavalesco. Faça banners com fotos de festas passadas, faixas com pedidos para 2009, compre óculos, cornetas e lembrancinhas e faça a festa com as crianças e com os amigos depois de uns drinques!


Não deixe o rigor da moda tornar suas festas enfadonhas. Sinta que sua decoração tem a ver com seu estilo e seus familiares e amigos vão adorar partilhar isso com você. Feliz Natal e próspero Ano Novo!

*Por Manolo Vilches, arquiteti e designer/(11) 3673 0103.


Continue lendo