Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em harmonia com a natureza

Arquiteto cria cidade ecológica inspirada nas casas dos Hobbits

Redação Bonde
06 dez 2013 às 17:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um arquiteto britânico buscou inspiração na saga Senhor do Anéis para construir uma vila em Muskoe, no arquipélago de Estocolmo. Segundo Simon Dale, a ideia é reproduzir a perfeita harmonia com a natureza em que vivem os hobbits, personagens de pés peludos que vivem em casinhas cravadas no chão.

A "comunidade dos hobbits modernos" reunirá 30 casas – a primeira deve ficar pronta em meados de 2014 –, mas o projeto contempla 350 casas ambientalmente sustentáveis. A principal característica das construções é a eficiência energética – o aquecimento virá da energia solar, por exemplo. Além disso, os materiais empregados na construção – como madeira, pedras, areia, argila e grama – serão extraídos da própria região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia de Simon tem a ver com sua formação e estilo de vida. Ele e sua família são praticantes da bioconstrução e vivem na primeira ecovila de baixo impacto, em Lammas, Gales ocidental. Muito animado com o projeto, o arquiteto acredita que a cidade aproximará as pessoas da natureza, de forma que fiquem mais sensibilizadas com o tema ambiental. E poderá servir de inspiração para outras que não vivam na comunidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Reprodução
Reprodução


De acordo com Simon, o local parece perfeito porque, além da paisagem natural, já foi uma base naval, então oferece boa estrutura como armazém, restaurante, farmácia e transporte público.


A grande diferença deste projeto – que ainda aguarda liberação burocrática – em relação a outros que também relacionam qualidade de vida e sustentabilidade ambiental é que, enquanto a maioria tenta maximizar a eficiência no consumo de recursos, Simon procura minimizar o consumo de recursos. (Fonte: Super Interessante)


Reprodução
Reprodução

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo