O arquiteto americano Michael Jantzen criou uma casa que torna constante o conceito de renovação. Trata-se da "M-House", uma construção montável, que pode ser reorganizada quando e como o dono quiser.
Erguida na cidade de Gorman, na Califórnia, a casa é formada por uma série de painéis retangulares de aço e concreto que se encaixam. A disposição dos painéis e a composição dos ambientes podem ser manualmente modificadas, assim como as entradas de luz natural. O arquiteto também não se esqueceu da funcionalidade da invenção: há dispositivos para eletricidade e água encanada, recursos que uma casa "normal" deve ter.
O sistema mutável favorece a versatilidade, ou seja, pode-se montar um espaço apropriado para crianças, um pavilhão de exposições ou apenas uma singela – e diferente – morada. Jantzen afirma que, em uma semana, um grupo de dez ou mais pessoas consegue modificar totalmente a estrutura da construção.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
O projeto foi construído em 2007 e vendido para um colecionador anônimo da Coréia do Sul por um preço não divulgado. Para transportar a casa até lá não houve problema: as placas foram enviadas, empilhadas, dentro de um contêiner. Depois, coube ao comprador brincar de montar.
Serviço:
Michael Jantzen