A beleza hipnotizante de um belo aquário, de água doce, é uma quase unanimidade e os peixes estão sempre sob o foco dos olhares atentos. Entretanto, no chamado aquário plantado, as plantas são as grandes protagonistas destes mini-ecossistemas.
"A idéia principal é reproduzir em um aquário o tipo mais próximo do habitat das espécies de plantas e/ou peixes", revela Mateus El Haouli, sócio-proprietário do AquaMundu, em Londrina.
Conforme explica, o aquarismo é um dos hobbies que mais vem ganhando adeptos em diversos paises. "Queremos quebrar certos paradigmas. É mais difícil modificar essa idéia errada que as pessoas têm quanto ao trabalho excessivo na manutenção dos aquários do que propriamente cuidar deles. Da mesma maneira que ter um cachorro requer atenção, não seria diferente com os aquários", pondera Mateus.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Como resultado, tanto para as espécies quanto para quem cuida, os benefícios são diversos: plantas e peixes em pleno desenvolvimento, e aquaristas satisfeitos e relaxados. "É quase uma terapia. Além de tudo, é como ter um pedacinho da natureza dentro de casa", avalia.
Para que seja mantido o equilíbrio dos aquários plantados, a troca parcial da água deve ser feita a cada sete dias. Além disso, é preciso contar com um cilindro de gás carbônico, fertilizante para as plantas, iluminação especial e um bom sistema de filtragem.
Amplamente difundido na Europa e Japão há muitos anos, o aquário plantado veio estabelecer novos parâmetros e quebrar alguns preconceitos, começando a ser conhecido no país e despertando grande interesse entre os aquaristas brasileiros. Dada a popularização, é freqüente a realização de concursos e encontros envolvendo admiradores do tema, inclusive em Londrina.
Mateus comenta que a parceria das lojas especializadas com os arquitetos é cada vez mais crescente. "Em geral, as pessoas querem colocá-los como divisória de ambientes, embutido em um móvel para quarto, sala ou, até mesmo, no trabalho. Estamos iniciando a parceria com arquitetos para que o espaço seja adequado", diz.
Mais informações pelo telefone (43)3345-1929 ou pelo site www.aquabase.com.br.