Chegou o fim de ano! E é quase unanimidade que Natal e Ano Novo representem épocas de mudanças, certo? Visual novo, atitudes novas, sentimento de empolgação, enfim... Muitas pessoas enxergam este período como uma boa oportunidade de transformar coisas que não estavam legais (apesar de que não precisamos de uma data especial para isso; quando estiver cansado, mude, em qualquer época do ano, pode ser bem mais simples).
Então, aproveitando a carona, por que não colocar a sua casa no meio dessa "revolução" toda? Mude a cor de uma parede, a disposição de alguns objetos, o que você quiser! E com 2014 quase acabando, aproveite para utilizar cores que serão tendência para o próximo ano.
O azul anil, por exemplo, já está em alta, mas continuará superfirme em 2015, nas passarelas e também na decoração.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
O azul, apesar de ser considerada uma cor fria, quando mesclada com madeira e com a iluminação correta traz aconchego ao ambiente. Além disso, seu cômodo definitivamente não passará despercebido se tiver toques deste tipo de azul.
Outras cores que farão um belo par serão o verde oliva e o laranja. A dupla une a sensação quente do laranja com o 'frescor cítrico' do verde. Um toque sutil de dourado ou marrom arremata a combinação e dá um resultado muito bonito e elegante.
A única ressalva é quanto ao verde oliva, que deve ser usado sem exageros e não é recomendado para espaços pequenos, pois dá a sensação de que o ambiente é menor ainda. Caso não queira arriscar a mandá-lo direto para a parede, comece com tapetes e almofadas.
Para os mais comedidos, os tons pasteis permanecem em alta, assim como o cinza, muito utilizado recentemente. Estas cores mais discretas permitem a ousadia no restante da decoração: móveis, cortinas, almofadas e objetos decorativos podem ser coloridos.
Se você não sabe que cor pintar a parede, uma dica: fuja do bege! Muitas pessoas gostam mesmo dessa cor, mas outras, na verdade, apenas escolhem-na por terem medo de ousar. Se esse é o seu caso, calma! Existem diversas tonalidades de tons pasteis no mercado, além disso, estampas e texturas podem ser um recurso bem discreto e elegante se você prefere ficar no 'simples'.
* As dicas são de Jéssica Lopes Chagas, designer de interiores, para o Blog Leroy Merlin