Já pensou em dar uma renovada nos ambientes da sua casa? O efeito de listras decorativas pode ser uma ótima opção e pode ser feito em paredes, colunas, barrados e outros locais. São delicadas, sofistacadas, fáceis de fazer, proporcionam um efeito bonito, e, além disso, é custo é muito baixo. O que você mais vai precisar neste momento é de criatividade e as ferramentas necessárias para deixar sua parede com a cara nova.
A Castor, fabricante de ferramentas e acessórios para as áreas de acabamento, pintura e efeitos decorativos, ensina a fazer este efeito de listras decorativa que conseguem obter resultados surpreendentes.
Ferramentas necessárias:
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
O diferencial desta textura está nas diferentes ranhuras que podem ser feitas com espátulas de tamanhos diversos (dentes pequenos, médios e grandes), tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Ainda que a realização deste efeito exija cuidado e concentração, a finalização é compensadora. Para fazer as listras decorativas, serão necessários os seguintes materiais:
Espátula plástica 7 Dente P
Espátula plástica 7 Dente M
Espátula plástica 7 Dente G
Rolo de lã Master com Cabo
Bandeja grande
Lixadeira
Trincha gris Série 700
Fita crepe
Folha de lixa para alvenaria grão 220
Massa para textura lisa
Tinta acrílica fosca na cor escolhida
Aprenda seguindo o passo a passo para obter o efeito listras decorativas:
1- Com uma régua, demarque as colunas em larguras não superiores ao tamanho das espátulas dentadas que serão utilizadas. Neste caso, 7 cm.
2- Ajuste a fita crepe de acordo com a demarcação.
3- Com a espátula 7 lisa, aplique a massa nas colunas, deixando uma camada fina e homogênea. Em seguida, antes que a massa seque, inicie as ranhuras.
4- Com a espátula 7 dente P, ranhure a primeira coluna de uma só vez.
5- A seguir, ranhure a segunda coluna, com a espátula 7 dente M;
6- Depois, ranhure a terceira coluna, com a espátula 7 dente G e assim sucessivamente até terminarem as colunas. Mantenha a espátula bem deitada para criar as ranhuras na massa.
7- Antes que a massa seque, retire cuidadosamente a fita crepe e deixe a textura secar completamente. Para deixar a textura bem macia e lisa, passe a minilixadeira com lixa grão 220 levemente. Limpe bem as colunas, retirando completamente o pó.
8- Com o rolo de lã Máster, aplique duas demãos de tinta acrílica fosca na cor desejada. A pintura de cantos, áreas menores e arredondadas deve ser feita com trincha.
9- Aguarde a secagem total e está pronto!
Informações importantes
Para potencializar o resultado do efeito, algumas orientações devem ser seguidas. A primeira delas é preparar adequadamente a superfície antes de iniciar qualquer trabalho. Em caso de repintura, deixe a superfície limpa, sem nada de poeira, gordura, partículas soltas ou desagregadas antes de começar a nova pintura. Se a parede for nova, é indicado aguardar a cura do cimento por no mínimo 30 dias.
De qualquer forma, é indicado lixar a superfície para remover as partículas soltas e aplicar um fundo preparador de paredes na cor desejada para aumentar a fixação da textura na superfície. Recomenda-se, ainda, que seja feito um teste, utilizando-se outras espátulas plásticas com dentes em tamanhos diferentes. Seguindo estas orientações o resultado final do seu trabalho será muito melhor.
A diretora da Castor, Cristina Czarlinski, destaca que a empresa oferece uma linha completa de produtos destinados à pintura, que podem proporcionar resultados surpreendentes na decoração, seja ela realizada por profissionais ou adeptos do "faça você mesmo". "São produtos desenvolvidos com base nas necessidades dos pintores, tanto no desempenho, na qualidade, na durabilidade, quanto no conforto do usuário. Este é o primeiro passo para uma pintura bem realizada", observa. Cristina lembra, ainda, da importância de seguir as orientações de limpeza e conservação das ferramentas Castor contidas na embalagem dos produtos.