Notícias

Aprenda a criar um quarto aconchegante e confortável

18 jul 2013 às 11:59

O quarto é uma espécie de recanto. É o lugar onde as pessoas descansam e têm momentos de privacidade. Por causa dessas características, esse ambiente precisa aliar conforto e aconchego. O quarto deve ser convidativo, estimulante e, ao mesmo tempo, despertar a sensação de tranquilidade.

Mas como tornar esse espaço tão utilizado da casa mais aconchegante? Profissionais da área de decoração dão dicas valiosas. "O quarto imprime de maneira fiel a personalidade do cliente. Desta forma, na hora de elaborar o projeto, deve-se ter cautela e analisar a função que esse cômodo exerce no contexto da casa", lembra a design de interiores Iara Santos.


Ela sugere como utilizar esse ambiente tão íntimo de acordo com as necessidades de cada um: "Há pessoas que utilizam esse espaço apenas para dormir, outras para ler, assistir TV e até estudar. O quarto pode exercer várias funções. Sendo assim, o mais indicado é dosar as cores de forma que tragam harmonia e também personalidade. Tapetes, fotos, quadros e um armário bem dividido para acomodar roupas, calçados, e no caso das mulheres, bijuterias e bolsas", explica.


Para a também designer de interiores Maria Cristina Bahia, um quarto acolhedor leva em consideração vários elementos, que em conjunto, criam uma atmosfera intimista e agradável. "Na verdade são todos os elementos que, em conjunto, geram um bom resultado. Iluminação, mobiliário, objetos, quadros, tapete, papel parede e outros criam uma composição que vai revelar o perfil do usuário do quarto e fazer com que este atenda suas necessidades", pondera a profissional que é especialista no assunto.


Dentre tantos elementos possíveis para criar um quarto convidativo e intimista, Iara destaca alguns: "Um móvel bem desenhado para aparar ou guardar objetos, cortinas e almofadas são necessárias para um bom descanso". Maria Cristina também salienta alguns itens essenciais: "Uma poltrona confortável, iluminação suave, um bom revestimento de parede e alguns adornos fazem a diferença".


Além dos objetos citados, Iara e Maria Cristina concordam que a cama é o mobiliário principal, por isso, deve ser escolhido com cuidado e carinho. "Ela deve ser confortável e acolhedora. Se for estilosa, melhor ainda", concluem.


Continue lendo