Muitas vezes queremos melhorar a iluminação dos ambientes, acrescentando novos pontos de luz, mas não queremos ou não podemos quebrar as paredes e o forro para passar os fios e a tubulação que normalmente é necessária.
Para essas situações, é possível utilizar luminárias de piso ou abajures, que podem ser ligados à tomada. Porém, em ambientes como cozinhas e banheiros, por exemplo, onde essas peças não ficam bem ou não têm onde ser colocadas, existem também outros recursos, como a fita de led ou a luminária adesiva de led.
A fita de led é um tubo flexível cheio de pequenas lâmpadas. A fita é ligada na tomada comum, e pode ficar embutida nos armários ou no forro, criando uma iluminação espalhada e homogênea. Existem inclusive modelos de fita que são adesivas, têm regulagem de intensidade ou que acionamento por controle remoto.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Já a luminária adesiva de led tem funcionamento mais independente, com pilhas do tipo AAA embutidas, e é acionada quando se toca na peça. Então não precisa de fios e nem de interruptor, funcionando como se fosse uma lanterna. É ideal para ser colocada sob os armários suspensos da cozinha, por exemplo, pois pode ficar aparente e tem iluminação mais focada.
Por serem de led, estas alternativas consomem muito menos energia do que as incandescentes, com uma economia que pode chegar a até 75%, e ainda dispensam a quebradeira. (Fonte: Dicas de Arquitetura)