Notícias

Aposte em ambientes integrados para driblar a falta de espaço

09 dez 2015 às 12:51

Espaços pequenos pedem ideias criativas de decoração. Investir em ambientes integrados, por exemplo, é uma boa alternativa. Unir dois cômodos, como cozinha e sala de estar ou quarto e escritório, faz com que o cômodo ganhe espaço e funcionalidade. Além disso, esse tipo de ambiente permite uma convivência maior entre as pessoas.

No quarto abaixo, por exemplo, o arquiteto Gustavo Calazans aproveitou o cômodo de 25 m² para unir quarto e escritório. O mais interessante do projeto é que os móveis não são planejados, o que mostra que é possível montar um ambiente bonito e usual com artigos mais em conta.


No projeto, o escritório com área de estantes e TV fica de um lado e o quarto com um sofá-cama e closet do outro. O gaveteiro/bancada que parecem feitos sob medida ganharam esse efeito com o agrupamento de seis gavetas brancas. "Basta usar as peças modulares de forma inteligente!", comenta o arquiteto.


Quer alinhar as peças de forma que pareçam um móvel feito exclusivamente para sua casa? Pré-visualize a montagem. Você só vai precisar das medidas do espaço e das dimensões das peças. O resultado será único e personalizado


"A ordem é experimentar", explica Calazans. Para trazer cor ao ambiente, o arquiteto combinou o conjunto de closet em preto e branco e os gaveteiros amarelos. Apesar de serem de linhas diferentes, os móveis ficaram lindos juntos.


Outra dica para deixar o cômodo mais colorido, já que os móveis modulares geralmente são neutros, com raras opções coloridas, é investir na cor das paredes. Aqui, o uso de cores diferentes evidencia os espaços à mostra, sem módulos ou estantes, como na parede atrás da cama.


Calazans alerta que ambientes integrados com estantes e armários evidentes precisa estar em ordem. Para isso, uma boa opção é usar das caixas organizadoras. Além de manterem o local em ordem elas trarão mais vida ao espaço com suas cores e estampas.


Confira mais ideias de ambientes integrados:


(Fonte: Leroy Merlin)


Continue lendo