Clássico na decoração, o deck de madeira é geralmente empregado em áreas externas. Nesses espaços ele traz um toque rústico que se torna destaque quando combinado com elementos modernos. Além do grande apelo estético, o deck tem a vantagem de ser impermeável, motivo que o faz ser queridinho para os ambientes abertos.
A preferência, porém, não é regra. Já dizia, lá atrás, o famoso francês Antoine Lavousier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Tomando partido desse princípio, profissionais de arquitetura e decoração começaram a cogitar a possibilidade de aplicar o deck em ambientes internos, como uma forma de delimitar espaço e trazer um toque original, ousado e transformador.
Adepta de tudo que foge ao lugar comum, a designer de interiores Laura Santos já empregou em algumas ocasiões decks de madeiras em espaços internos e deu muito certo. "O deck pode fazer as vezes de um piso, deixando o ambiente com um ar mais aconchegante. Ele pode ainda demarcar e delimitar uma área, valorizando o espaço", comenta a profissional.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Laura lançou mão do deck de madeira em uma varanda com o intuito de reforçar os traços rústicos do projeto. "Em contraste com o piso claro da sala, utilizei o deck na parede e no piso, demarcando e enaltecendo o espaço. Para complementar, a vegetação de cactos veio para trazer contraste de cor e tornar o espaço sofisticado", conta.
No banheiro é possível criar um ambiente aconchegante que foge dos padrões. Além de tudo, ele dá sensação de conforto. Para a profissional, ambientes internos ganham charme e aconchego com decks de madeira, tudo isso, claro, sem perder sofisticação. "Se combinado com vegetação, esse elemento agrega aos espaços internos o frescor e alegria da área externa", acrescenta Laura.