Morar em um apartamento pequeno se tornou uma tendência mundial, já que o ritmo acelerado dos dias atuais exige praticidade (e, na maior parte das vezes, menos espaço). No Japão, por exemplo, projetos com menos de oito metros quadrados são mais do que uma tendência, mas sim uma realidade. Considerados apês inteiros, os chamados estúdios, construções com quartos individuais acoplados à cozinha e ao banheiro, estão na mira das incorporadoras e construtoras brasileiras.
Com lançamentos previstos na Vila Olímpia, Vila Mariana e Jardins, a Vitacon acaba de anunciar o mais novo empreendimento em São Paulo: um edifício com 72 apartamentos de 10 metros quadrados na região de Higienópolis, na zona oeste da cidade. Cada unidade está avaliada em R$ 100 mil e ainda não há previsão para o início das obras.
Nomeado de Studio Inteligente Nova Higienópolis, o projeto é apresentado pela construtora como "o menor da América Latina". A planta original prevê espaço para banheiro, sofá-cama, TV e um guarda-roupa, além de uma pequena bancada com pia e cooktop.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
O tamanho compacto do apartamento exige uma mobília adaptada. A mesa, por exemplo, terá que ser dobrável e não há espaço para cozinha. Os moradores deverão utilizar um espaço compartilhado, previsto na planta do prédio. Já nas áreas comuns, o empreendimento terá área para visitas, cinebar, horta, guarda-entregas, bikes para alugar, lavanderia, espaço para coworking, ferramentas e academia equipada.