Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antiguidades dão charme e sofisticação à Casa Cor SP

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Began/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Legenda: Presente em ambientes assinados por Jóia Bergamo, José Roberto Moreira do Valle, Neza Cesar, entre outros, Began Antiguidades possui mais de cinqüenta peças expostas.

A Began Antiguidades, há quase um século no mercado de antiguidades e com mais 4 mil peças em seu acervo de 5 andares (um andar é dedicado exclusivamente a peças Baccarat), participará com espaço exclusivo da 23° Casa Cor, entre os dias 26 de maio e 14 de julho, no Jockey Club, em São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Baseado no tema sustentabilidade, o miniantiquário é assinado pelo arquiteto Ricardo Caminada e pela designer de interiores Luciana Pastore. revela um conceito contemporâneo para apresentar as antiguidades que podem ser adquiridas pelos visitantes da mostra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Ricardo Caminada e Luciana Pastore provam que é possível usar produtos ecologicamente corretos até em ambientes sofisticados. A seda das paredes poderá ser reaproveitada após o término da mostra. Já o piso de carpete da InterfaceFlor, tem uma base de material reciclado com superfícies de nylon e outra de fibras naturais, como a lã.

Publicidade


Localizado na Praça Central do evento, o destaque do antiquário da Began fica por conta dos móveis e objetos de decoração, muitas vezes com passado na história brasileira. É o caso da mesa de jacarandá-da-bahia que pertenceu ao Barão de Mauá, com similar apenas na sede do Itamaraty no Rio de Janeiro. Há também o aparador em estilo neo-rococó brasileiro do século XIX, o par de ânforas em porcelana de Sévres do século XVIII e a coleção de espelhos venezianos do século XVIII.


Mas o grande destaque do espaço é o lustre de cristal Baccarat de 30 braços com mangas, datado do século XIX e medidas de 1,70 x 1,40 cm. O lustre fica estrategicamente posicionado ao do piano de calda americano em laca preta brilhante de 1950.

Publicidade


A cristaleira de espelho recebeu iluminação especial para destacar a exposição de objetos antigos Baccarat. Forte tendência na última feira de Milão, o ladrilho hidráulico geométrico ganhou modelo sextavado especial para revestir o piso, em três tonalidades - preto, cinza especial e cinza camurça. "Usamos recursos antigos com soluções modernas e acabamentos atuais. Essa mistura resultou em um ambiente sofisticado, onde o clássico se encontra com o que há de mais inovador em tecnologia e materiais", diz Caminada.


Algumas paredes são revestidas de seda pura na cor prata e espelhos com acabamento Boisserie, revestimento típico dos séculos XVII e XVIII que ganhou ares modernos com os adornos em laca preta.

Publicidade


Ao todo, o espaço da Began conta com cinco espelhos venezianos distribuídos estrategicamente pelo espaço, um relógio e um barômetro de parede, ambos do século XIX, pintados a ouro. Duas ânforas deitadas, de cristal Baccarat, duas cômodas francesas Bombê, século XIX, uma cadeira inglesa Capitonê e um sofá inglês de veludo na cor vermelha. Algumas peças Baccarat pertencentes à nova coleção também fazem parte da decoração, taças, vasos diversos e peso de papel.


Os 8 espaços de Casa Cor

Publicidade


José Roberto Moreira do Valle assina o Bar e Festa onde utilizou três pares de arandelas Baccarat, três lustres Zenith transparentes com 24 lâmpadas, jamais expostos numa Casa Cor, um candelabro de chão utilizado, pelos czares da Rússia - peça única no Brasil e jamais exposta.


Na Sala de Imprensa, Maithiá Guedes utilizou um lustre Baccarat de cristais negros do designer francês Philippe Starck com 24 braços. Para ajudar a compor seu espaço peças antigas como microfones e rádios, além de muitos puffs e duas TVs de plasma de 46 polegadas.

Publicidade


A Adega, assinada por Betina Barcelos, Karina Salgado e Andrea Bugarib, possui um lustre de cristal Baccarat Plumi com 24 luzes, um Sturtout de Table do século XIX. Um par de vasos de opalina, pintados a ouro, uma champanheira dourada e uma garrafa, ambas Baccarat.


No ambiente Home Office, apartamento decorado pela arquiteta Simone Goltcher, a Began Antiguidades está presente com o castiçal Baccarat do designer Philippe Starck. ]

Publicidade


Na Casa Hotel, uma das vertentes da Casa Cor, e voltada à área de turismo, que acontece simultaneamente com a Casa Kids, a arquiteta Jóia Bergamo assina o Lobby Concierge. Para compor seu ambiente, Jóia utilizou um lustre de cristal Baccarat vermelho pintado a ouro e esmalte alto relevo.


A Suíte Ana Hickman, da arquiteta Neza Cesar, conta com um lustre azul esmaltado em relevo, datado do século XIX, e três arandelas Baccarat vermelhas da nova coleção, intitulada Mille Nuits.


Os arquitetos Saulo e Fernando Szabó assinam o Banheiro Feminino onde está presente o lustre Baccarat de cristais negros, com 24 braços, do designer francês Philippe Starck.

A Began também marca presença no espaço Café Nextel, assinado pelo arquiteto Fábio Galeazzo, que utilizou a cristaleira francesa, datada do século XIX, para compor o seu ambiente, além da cristaleira brasileira, estilo Luis XV, e um espelho italiano do século XIX pintado a ouro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo