Assim como a moda, a decoração de ambientes passa por modificações e, a cada temporada, aparecem novos hits. Para a arquiteta Christiane Ângelo, do Núcleo Paulista de Arquitetura e Decoração, a grande tendência hoje é criar ambientes que sejam desfrutados pelo dono da casa e não mais uma ostentação para o visitante. "Vejo como tendência a criação de espaços mais aconchegantes, voltados para os próprios moradores", diz ela.
Neste contexto de ambientes mais confortáveis, as cores neutras e texturas mais sóbrias estão em alta. Mármore em acabamento natural, papéis de parede, revestimentos de placa cimentícia e casca de coco são algumas sugestões da profissional para quem quer aliar estética e conforto. Em geral, todo o material que remete à sustentabilidade está em alta.
Papéis de parede
A utilização de mobiliário mais baixo, a aplicação de rodapés e rodatetos altos e claros valorizam ambientes menores. Além disso, Christiane recomenda atenção com o que chama de "fluidez do olhar", ou seja, a eliminação de barreiras visuais como paredes, bloqueios altos e objetos muito grandes. Essas dicas ajudam a dar amplitude aos pequenos cômodos.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Móveis mais baixos
Apesar disso, a profissional ressalta que não é preciso descartar todas as peças antigas. "Compondo com os outros elementos da decoração de maneira adequada, todos os materiais são possíveis de aplicação", diz a profissional. A velha estante da sala de estar, por exemplo, pode ser reaproveitada em outros ambientes como bibliotecas, home offices ou locais destinados para leitura e estudos.
Plantas para ornamentar
O uso de plantas para compor os projetos é uma forma de dar vida aos ambientes. "Utilizo plantas naturais, mas, quando quero o efeito de uma determinada planta e esta não suporta sombra, recorro às plantas artificiais ou permanentes. É possível encontrar plantas artificiais com uma semelhança incrível com a planta natural", diz ela, explicando que deve-se dar prioridade às áreas sociais na hora de utilizar plantas, usando vasos, cachepot e até alguns tipos de arbustos.
Quando se trata de decoração étnica, a dica da arquiteta é criar redutos para aquela temática. "Não é desejável que elementos que remetam ao ambiente temático sejam colocados nos outros ambientes. Assim, criamos um reduto exclusivo e destacado".