Diferente do espaço gourmet tipicamente rústico e despojado, os arquitetos André Bertoluci e Martha Coelho inovaram na Casa Cor Paraná 2014 e compuseram o Estar Gourmet - um espaço mais sofisticado e elegante. O ambiente de 52 m² é atemporal e moderno, feito com materiais nobres, resultando num espaço amplo, agradável e aconchegante, que une a função gourmet ao da recepção de amigos e familiares.
Os arquitetos utilizaram madeira de reflorestamento nos painéis; nos acabamentos da bancada e painel de fornos foi utilizado um revestimento em granito, com aparência e qualidade de mármore fosco, que imprime um ar sofisticado ao ambiente. "Nossa ideia foi levar o requinte ao gourmet, afinal, este local não precisa ser apenas o gourmet do churrasco, mas sim, um espaço para receber um chef e amigos no melhor estilo", explica Bertoluci.
"Fizemos uma vasta pesquisa de materiais, tendências, cores, texturas e estudos de layouts para definir este estilo", ressalta Martha, acrescentando que a ideia foi apresentar um ambiente de festas com aspecto requintado, fugindo dos padrões tradicionais de espaços gourmets.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
A iluminação conta com um sistema de automação integrada, unindo telão projetor de alta definição e módulos de controladores de luz, criando cenários de iluminação e total controle de áudio e vídeo.
"Nossa proposta é a integração, que já vem sendo muito utilizada. Estar, jantar e cozinha, em nosso ambiente, tornam-se um só". Isso, segundo Bertoluci, sem deixar de lado a praticidade de manutenção, limpeza ou conservação. "É tudo muito funcional", ressalta.
Alguns requintes são essenciais, como a geladeira embutida e o grande espaço para utensílios com os gavetões, o que é extremamente útil num espaço gourmet. "A simplicidade do traço e as linhas retas que utilizamos são outra marca registrada deste nosso trabalho", diz Bertoluci. "É uma linguagem peculiar de linhas puras, de modo a criar um espaço atraente e confortável", completa Martha.
Para tornar o Estar Gourmet ainda mais especial, André Bertoluci e Martha Coelho abusaram da criatividade; o tapete de tear, por exemplo, foi criado pelos próprios arquitetos exclusivamente para a mostra. Outro diferencial são os móveis refinados que dão sofisticação ao espaço. Segundo Martha, a atenção especial vai para os tecidos do sofá: veludo e linho brancos, que proporcionam uma textura única e super aconchegante.
Completando o Estar Gourmet, uma mesa redonda, afinal, a proposta é mesmo de integração, ou seja: de deixar o chef junto aos seus convidados. "E nem precisa ser para uma refeição. A mesa pode ser usada para um jogo de baralho, por exemplo", sugere Martha.