Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sustentabilidade

Alunos da UEL vencem prêmio de Gestão de Reciclagem

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Gestão de reciclagem diferenciada, exaustor composto por alumínio reciclável que também produz energia elétrica, ducha pública sustentável e barco portátil movido a pedal foram os projetos vencedores do 7º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. Das centenas de trabalhos inscritos neste ano, 12 foram selecionados para disputar a grande final. Os quatro vencedores foram anunciados na última terça-feira (16), em cerimônia de premiação ocorrida em São Paulo.

A idéia vencedora na categoria Gestão da Reciclagem (modalidade Estudante) foi o CentrAL – parceira, relacionamento e reciclagem, com autoria de Nathalia Talarico Romero, Flávia Chiaramonti Cravo, Murilo Henrique Couto Gomes e Natália Polyana Dariva, estudantes de Comunicação Social da UEL-Universidade Estadual de Londrina-PR. Nathalia e seus colegas uniram a experiência como finalistas no ano passado e vontade em desenvolver um projeto que trouxesse inovação no processo de gestão de cooperativas de reciclagem. Criaram o projeto CentrAL, com o objetivo de profissionalizar os trabalhadores na área, agregar valor ao produto final da cooperativa, além de promover o desenvolvimento sustentável. "Estamos felizes com essa conquista. Concorremos no ano passado e não tivemos a mesma sorte. Com essa vitória demos a volta por cima" afirma Murilo Henrique Couto Gomes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quem conquistou o prêmio de melhor trabalho na categoria Gestão da Reciclagem (modalidade Profissional) foram os projetistas de Itajubá-MG, Alexandre Ribeiro Cardoso, Diovani Reinaldo Gomes Ribeiro, Leandro Barsottini e Paulo Fonseca Junior com o trabalho Exautaluz – latinhas de alumínio produzindo energia elétrica. A escolha do tema, segundo a equipe, foi influenciada pela oportunidade de criar uma solução multidisciplinar e ao mesmo tempo gerar um valor social. Dessa forma, foi possível desenvolver um projeto que incentiva a reciclagem e promover a conscientização ambiental. "Essa conquista não foi à toa. Planejamos muito esse trabalho, além da dedicação e entrega. Temos de agradecer às nossas famílias, que por muitas vezes não puderam estar ao nosso lado para podermos concluir esse trabalho" revela Paulo Fonseca Júnior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Na categoria Produtos & Aplicações (modalidade Estudante), o grande vencedor foi o trabalho Duch Eco – a favor do meio ambiente, de autoria de Evandro Gutierrez, André Boccato Payolla, Guilherme Caetano Silva e Reinaldo Martins dos Santos, do curso de engenharia mecânica da Escola de Engenharia de Piracicaba-SP. Incentivado pelo professor Fernando de Lima Camargo, Evandro reuniu a equipe. Após uma breve pesquisa sobre o histórico de projetos inscritos no concurso, ele percebeu que o grupo tinha todo o conteúdo necessário para se inscrever, afinal o Prêmio exige, entre outros pontos, inovação e criatividade, aspectos que o grupo tinha de sobra. "Temos a convicção de que esse reconhecimento proporcionará oportunidades no mercado de trabalho", acrescenta Evandro Gutierrez.


E o último vencedor da noite foi Mateus Frois Santa Catarina, engenheiro aeronáutico do Rio de Janeiro-RJ, na categoria Produtos & Aplicações (modalidade Profissional), com o trabalho Barco portátil movido a pedal. Mateus já havia desenvolvido esse projeto, mas ao participar do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio precisou adaptar o trabalho para utilizar o alumínio de forma mais ampla. "Essa vitória é fruto de muito trabalho e pesquisa. Agora pretendo buscar parceiros para viabilizar esse projeto" conta Mateus.

"Ficamos honrados com os resultados desta sétima edição. Os trabalhos excedem as expectativas pela criatividade e inovação. Muitas destas idéias poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das pessoas", afirma Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo