A preocupação com o meio ambiente está definitivamente na pauta de arquitetos e construtores. A busca por soluções sustentáveis tem norteado os projetos e a escolha dos materiais é cada vez mais criteriosa. Nesse contexto, o alumínio se mostra como opção viável tanto do ponto de vista ambiental quanto financeiro. Além da durabilidade e capacidade de reaproveitamento, o material é ideal para projetos que favorecem a iluminação natural.
Na opinião do arquiteto especialista em projetos sustentáveis, Hernando Laguna, o alumínio oferece diversos benefícios. "Gosto de trabalhar com o alumínio. As esquadrias permitem maior área de vidro se comparada com a madeira, por exemplo, e possibilita melhor entrada de luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica", afirma.
Para Laguna, o material oferece outros atrativos para projetos sustentáveis, como o melhor fechamento e menor abertura nas frestas. "Com menos pó e poluição, há uma melhora considerável na qualidade do ambiente interno", explica o arquiteto. "As esquadrias possibilitam o controle eficaz da temperatura e da umidade relativa do ar", complementa.
Um projeto sustentável também prevê a minimização dos resíduos e a reutilização dos materiais. Nesses aspectos, o alumínio também se destaca. "Embora a madeira e ferro sejam materiais mais naturais, existe pouca chance de reutilização. Por esse motivo, aconselho o uso de metais que possam ser reciclados, preservando assim as reservas naturais e jazidas. O alumínio oferece essa possibilidade", afirma Laguna.
Por serem bem mais leves que o ferro e a madeira, as esquadrias produzidas com alumínio diminuem os gastos estruturais das obras e, em muitos casos, não exigem fixação com cimento. O alumínio também é 100% reciclável e possui mais de 40 anos de vida útil sem apresentar danos causados pelas ações do tempo como a ferrugem encontrada nas esquadrias de ferro.
Recompra de esquadrias para reciclagem
Para contribuir com a causa ambiental e ainda auxiliar os clientes, a Epros, empresa especializada em esquadrias de alumínio personalizada, ampliou a oportunidade de reciclar esses materiais sem que os clientes demandem de tempo e mobilidade para reciclar as esquadrias antigas. "No momento que o cliente da Epros decide trocar as esquadrias, seja por reforma ou novo design, compramos a esquadria antiga e reciclamos", diz Adnei Fernandes, diretor financeiro da empresa.
Na política adotada pela companhia, a esquadria precisa ter sido fabricada pela Epros e o material é comprado de acordo com a cotação do dia para o alumínio reciclável. Em outra ação sustentável, a empresa investe ainda na reutilização dos materiais descartados dentro da fábrica. A maior parte das sobras é destinada à reciclagem e o restante é aproveitado em atividades internas com os colaboradores da empresa, uma forma de reaproveitar o alumínio e dar uma nova forma as sucatas. O resultado dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos funcionários é motivado pela conquista de premiações internas. A compra de duas máquinas da empresa italiana Emmegi também contribuiu para o melhor aproveitamento do material e redução de resíduos.