Quer criar um ambiente que tenha a sua cara? O primeiro passo para deixar o lar bonito é esquecer o modismo. A casa tem que transmitir a personalidade do morador. Cada peça precisa imprimir emoção ou o ambiente fica muito impessoal. Um profissional pode ajudar na hora de escolher a decoração para a residência, como explica a designer Iara Santos. "O profissional é quem vai ajudar o cliente a personalizar o lar sempre com o cuidado de estar em harmonia com os desejos e com a vida dele".
Quando o assunto é decoração, cada detalhe faz toda a diferença. "As almofadas por exemplo, dão um toque pessoal e intransferível e levantam o astral do ambiente", comenta Iara. Objetos de família, lembranças de viagens e outros acessórios também podem ser introduzidos, mas com cuidado, reforça a arquiteta Flávia Soares. "Através dos pequenos objetos podemos reproduzir na casa a identidade do cliente. É uma forma de materializar seus gostos, sonhos, rotina e visão. Enfim, seu estilo".
Outra recomendação das profissionais é caprichar no visual das cortinas. Esse item deixa a casa mais acolhedora, além de compor bela textura na parede. "A cortina tem a capacidade de tirar a frieza do ambiente. Uso muito cortinas de tecidos com cores neutras, como yons de bronze e cinza, fica charmoso e elegante", ensina Iara. No entanto, essa não é sua única função. Flávia acrescenta que as cortinas filtram a luz natural e têm a habilidade de mudar a cor do espaço, causando a sensação de aconchego.
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
O segredo é ter equilíbrio. Uma casa sem objetos se torna fria, igual a showroom, porém isto não significa que o ambiente deva ser poluído visualmente, cheio de coisas. Saber dosar é imprescindível.