O final de ano é sempre um momento propício para limpar as gavetas e os armários. Nada melhor do que uma casa bem organizada para começar o novo ano com o pé direito. Para ajudar nesta árdua tarefa, a personal organizer Ciça Gut, dá as dicas para quem está enfrentando o verdadeiro caos em casa. Para animar os mais preguiçosos, Ciça frisa que o ato de organizar não é só para os neuróticos e sim um facilitador para a rotina. Vamos por ambientes:
Quartos
Armários - Nos cabides a regra para não errar é a de separar as roupas em grupos. Camisas de manga longa, camisas de mangas curtas, vestidos, paletós, casacos, calças e saias ordenando as cores de cada item. "O ideal é que os cabides tenham uma cor neutra e que sejam do mesmo tamanho. Organizando em cores, das mais claras para as mais escuras, assim é possível garantir um visual de loja na sua própria casa", afirma Ciça.
Se tiver espaço outra dica é o de setorizar as peças de acordo com o seu estilo de vida ou ocasiões, por exemplo, separar as roupas de trabalho, reuniões das roupas mais descontraídas para usar aos finais de semana.
Gavetas – Nas pequenas gavetas guarde as peças menores, no caso de roupas íntimas, por exemplo, a forma de dobrar interfere bastante na praticidade. De acordo com a especialista o ideal é que as calcinhas e cuecas sejam dobradas em formas de envelope e guardadas em pé na gaveta. "A gaveta de roupas íntimas pode se transformar num verdadeiro vilão da organização. Calcinhas, sutiãs e cuecas são fáceis de se embaraçar no fundo das gavetas. A dobra em formato de envelope facilita a retirada de qualquer peça sem bagunçar o todo", diz.
Veja o passo a passo:
1. Abra a calcinha ou cueca
2. Vire-a para trás
3. Dobre a ponta esquerda para dentro até fazer uma linha reta
4. Faça o mesmo com a ponta direita
5. Deixe a peça o mais parecido possível com um retângulo
6. Pegue a ponta inferior e dobre por trás.
7. Envolva a ponta que sobrou por dentro do elástico da calcinha ou cueca.
8. Guarde-as em pé na gaveta, virada par a frente.
De acordo com a especialista os sutiãs devem ter um espaço ou gaveta separada. Lembrando que os sutiãs de bojo devem ser guardados abertos e enfileirados um no outro de pé para não danificar a peça. Já os sem bojo podem ser dobrados e também colocados em fileira. As meias também devem ser separadas por tecido e cores.
Sapatos - o ideal é que sejam distribuídos em prateleiras, deixando a frente do sapato visível. "Fica esteticamente mais bonito e mais prático de se localizar", complementa Ciça. No caso das botas de cano longo o ideal é que elas sejam colocadas deitadas nas prateleiras um invertido do outro.
"Quem não disponibiliza de muito espaço pode contar com o artifício das caixas organizadoras. É uma ótima opção também para as rasteirinhas. Dependendo do tamanho da caixa é possível até colocar quatro pares juntos.", aconselha a consultora. Nas opções transparentes ou não, é uma forma de não deixar o ambiente desarrumado e em perfeita harmonia.
As caixas organizadoras também são grandes aliadas na hora de organizar o quarto das crianças. "Procure identificar em cada caixa, de preferência com etiquetas, o que contém dentro de cada uma, assim fica mais prático na hora de guardar possibilitando até que a criança guarde tudo sozinha", fala Ciça Gut.
Cozinha
Armários - Deixe o que for mais usado sempre na frente e de fácil acesso. Os pratos, por exemplo, devem ser empilhados por ordem de tipo e tamanho, diminuindo o risco de quebrá-los. Alças e varões também podem ser utilizados para colocar utensílios mais utilizados como canecas, talheres e temperos.
Geladeira - "Aposte em recipientes de vidros e transparentes para guardar alimentos na geladeira. Assim, fica mais fácil de identificar onde está o que você precisa", ensina.
Banheiro
O ideal é separar os produtos de higiene pessoal e colocá-los em caixas para fácil acesso na hora de usar. No banheiro social, é preferível que não tenham muitos objetos em cima da pia, deixando o ambiente mais confortável, mas caso seja inevitável, aposte nas cestinhas com estilo provance.
Serviço
http://www.ceciliagut.blogspot.com/