Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça sua parte

12 dicas para ter uma casa ecologicamente correta

Marilayde Costa - Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ordem mundial é fazer de tudo para salvar o planeta. E cada um pode, dentro das suas possibilidades, fazer a sua parte. Selecionamos algumas medidas e ações que combinadas e multiplicadas pelo mundo podem fazer a diferença. O importante é que cada um ajude no combate ao aquecimento global, sem dúvida, a maior ameaça ao futuro da humanidade. A adoção destas pequenas medidas permitirá a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Portanto, leia com atenção e faça a sua parte e o que tiver a seu alcance.

Na hora de construir

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1- Use tijolo de solo-cimento (Ecológico)

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


O processo de secagem ao sol confere a este produto o título de tijolo ecológico. Sem precisar ir ao forno, o uso deste tijolo em construções de casas médias poupam a queima de 60 árvores. Apesar do preço do milheiro do ecológico ser superior ao tijolo tradicional ainda é compensador devido a redução de gastos com cimento, madeira e, em muitos casos, massa corrida.

Publicidade


2- Use madeira com certificação de origem


Compre apenas madeira com o selo que confere ao produto a extração sem a degradação de solo e o ambiente do local onde foi retirada.
Em média este tipo de madeira custa 15% mais do que a madeira sem certificação de origem. Vale lembrar que não há diferença entre os dois tipos de madeira em termos de qualidade.

Publicidade


Na hora de construir ou reformar


3- Tenha um sistema de energia solar para aquecer a água

Publicidade


A instalação de um sistema de energia solar numa residência possibilita a redução de pelo menos 30% de energia elétrica. Em média, o investimento neste tipo de equipamento é recuperado em dois anos de economia na conta de luz .


4- Instale um sistema de captação de água de chuva

Publicidade


A captação de água da chuva pode ser o seu maior aliado no futuro, cujas previsões são sombrias para o abastecimento de água. Outra vantagem é a economia na conta de água.


5- Instale uma estação doméstica de tratamento de esgoto

Publicidade


Este tipo de estação permite a reutilização da água para tarefas que não exijam água límpida como é o caso de limpeza do quintal e lavagem de veículos. A estação é um tipo de sistema mais caro se comparado com o de captação de água da chuva. De acordo com os especialistas, se tiver que escolher, escolha o que armazena água da chuva.


No dia-a-dia

Publicidade


6- Use lâmpada fluorescente


Além de durar 10 vezes mais que uma lâmpada incandescente, a fluorescente consome 80% menos energia. Apesar de custar em torno de seis vezes mais que uma lâmpada comum, ainda compensa devido a sua alta durabilidade.


7- Feche a torneira ao lavar a louça


A recomendação é ensaboar toda a louça primeiro e somente abrir a torneira para enxaguá-la. Saiba que 15 minutos de torneira aberta corresponde a mais de 240 litros de água. A mesma economia também pode ocorrer com o fechamento da torneira ao escovar os dentes e ensaboar o corpo no hora do banho. Outra dica é instalar arejadores nas torneiras da cozinha e dos banheiros, são baratos e podem gerar uma economia de 60%.


8 - Separe o lixo orgânico do reciclável


Na cozinha, vale ter dois lixos, uma para depositar os restos de comidas e outra
para o lixo que não é lixo como plásticos, papéis, metais e vidros. Esta simples atitude reduz a sobrecarga nos aterros sanitários além de reduzir o consumo de matéria-prima nas indústrias.


9- Use sacolas retornáveis na hora das compras


Leve a sua própria embalagem de casa. Não traga para sua casa sacolas plásticas do supermercados ou feiras.


10- Dê preferência a eletrodomésticos com selo Procel


O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) foi criado pelo governo para ajudar o consumidor a escolher produtos que oferecem alta eficiência energética.


11- Prefira produtos naturais


Todo produto industrializado exige , em sua fabricação, o consumo de grandes quantidades de energia. Isto implica na emissão de toneladas de CO2 na atmosfera. Pense nisso.


12 - Plante árvores e plantas

As árvores tem o poder de "sequestrar" o carbono da atmosfera. Plante quantas unidades puder seja no quintal de sua casa, em vasos, na praça próxima de sua casa ou trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo