Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cooperação

Universitários vão ajudar a fiscalizar obras públicas no Paraná com Tribunal de Contas

Folha de Londrina
21 fev 2024 às 16:49

Compartilhar notícia

- REprodução/UnB
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O TCE-PR (Tribunal de Contas  do Estado do Paraná) assinou, na terça-feira (20), um Termo de Cooperação Técnica com a Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e as sete universidades estaduais do Paraná. O objetivo é implementar um programa de extensão universitária de apoio à fiscalização da gestão pública paranaense e fomentar o controle social do gasto publico, por meio de capacitação e engajamento. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Os primeiros 14 projetos, já em elaboração, envolvendo um grande número de disciplinas universitárias, será realizado em conjunto com as quatro universidades que possuem cursos de engenharia. A ficalização de obras públicas do Tribunal vai contar com o reforço de 60 alunos desse curso das quatro instituições, com a supervisão do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). 

Leia mais:

Imagem de destaque
Consciência Negra

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Imagem de destaque

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Imagem de destaque
Indiciados por organização criminosa

Confira a lista dos 37 indiciados pela PF no inquérito do golpe de Estado

Imagem de destaque
Patrimônio Regina

Homem foge da polícia por estradas rurais, mas acaba morto em confronto em Londrina


Publicidade

Além de visitar obras in loco nos municípios, as equipes vão atualizar o cadastro virtual de obras públicas, de caráter declaratório, que compõe o PIT (Portal Informação para Todos). Hospedado no site do TCE-PR, o PIT hoje aponta a existência de 1.083 obras nos 399 municípios do Paraná. 


Publicidade

O presidente conselheiro Fernando Guimarães, lembrou que a parceria do TEC-PR com a academia remonta ao ano de 2011, em sua primeira gestão, reforçando que agora o Tribunal é o primeiro do país a colocar o controle social com a participação das universidades no seu PAF (Plano de Fiscalização) 2024-2025.  


Guimarães destacou a participação do Seti-PR como indutora do processo e defendeu que os projetos sempre alcancem o maior número possível de disciplinas. "Tenho certeza qque todos, TCE, universidade, alunos e, especialmente, a sociedade, verão bons resultados no decorrer dos próximos anos", completou.

Publicidade


Por sua vez, o secretário da Seti-PR, Aldo Nelson Bona, declarou que o "Tribunal olhou para as universidades e enxergou o potencial e a capilaridade estadual das instituições, vendo nelas um braço importante de atuação do poder público, com a expertise de seus professores e alunos sendo colocada à disposição da sociedade". Para o secretário, a cooperação ajudará a fortalecer o sistema público universitário do Paraná, com os diversos projetos de extensão universitária que serão desenvolvidos. 


O coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Djalma Riesemberg Junior, lembrou que a participação do Crea-PR no primeiro projeto vai auxiliar inclusive na formação de engenheiros da área pública, que possui poucos profissionais no mercado. 


Leia mais na Folha de Londrina. 


Imagem
Universitários vão ajudar a fiscalizar obras públicas
Saiba mais sobre o convênio firmado entre o TCE-PR, a Seti-PR e as universidades estaduais do Paraná para implementar um programa de extensão universitária de apoio à fiscalização da gestão pública paranaense.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo