Após conversar por duas horas com o presidente Lula (PT), o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse que as relações com o Brasil estão "mais fortes que nunca".
O Brasil é um parceiro-chave em várias questões, incluindo o combate à crise climática e o avanço de direitos humanos e trabalhistas, escreveu Blinken nas redes sociais depois da reunião.
"Conforme nos aproximamos de 200 anos de relações entre Estados Unidos-Brasil, nossos laços estão mais fortes do que nunca", declarou.
Leia mais:
Motorista de caminhonete morre depois de capotar veículo no Noroeste do Paraná
Adolescente de 14 anos morre em colisão frontal entre carros no Noroeste do Paraná
Previsão do tempo: segunda-feira será de Sol e calor em Londrina e na região
Londrina vai sediar o 1º Encontro de Transparência e Controle Social
Fala do líder da diplomacia norte-americana acontece em meio a crise diplomática com Israel. O governo de Benjamin Netanyahu repudiou uma fala de Lula em uma entrevista na Etiópia, em que comparou a situação na Faixa de Gaza ao holocausto.
Havia a expectativa que a declaração fosse mencionada na reunião com Blinken, mas pessoas ligadas ao governo disseram que, apesar de o conflito ter sido discutido, não houve qualquer pedido de retratação por parte do norte-americano.
Mais de 29 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, segundo boletim do Ministério da Saúde do território. O governo israelense lançou a ofensiva após um ataque do Hamas deixar 1.400 mortos em outubro passado.