Profissionais da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (Centro-Norte) participaram na terça-feira (30) de uma capacitação sobre o protocolo de atendimento para casos da febre oropouche. As orientações foram ministradas pela médica da ESF (Estratégia de Saúde da Família), Ariana Carolina Luciano Valim.
O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, reuniu médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate a endemias (ACE), profissionais da odontologia e demais profissionais da rede pública de saúde do município.
“As orientações foram direcionadas a toda rede municipal de saúde. Este esforço visou capacitar os profissionais para lidar com a identificação precoce e o tratamento adequado da febre oropouche”, explica o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.
Leia mais:
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Paraná: Programa 'Parceiro da Escola' é suspenso pelo Tribunal de Contas
Apesar dos problemas na rodoviária de Londrina, comerciantes desaprovam concessão pública
Falecimentos dos dias 15 e 16 de novembro de 2024 em Londrina e região
A capacitação das equipes de saúde é de fundamental importância devido à confirmação de um caso de febre do oropouche em Apucarana.
“Identificado pelo “evento sentinela”, que é periodicamente utilizado em amostragens de sangue, este caso levou as autoridades de saúde a intensificar as medidas preventivas na região onde o caso foi identificado”, informa o médico da AMS, Odarlone Orente.
O paciente, um homem de 57 anos, morreu. “A causa morte deste paciente ainda está sendo investigada, portanto não há como confirmar se ele foi vítima da febre do oropouche”, informa o secretário da saúde de Apucarana, Emídio Bachiega.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: