Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Condutores profissionais

PRF inicia fiscalização educativa sobre exame toxicológico de motoristas

Redação Bonde com Agência Brasil
28 dez 2023 às 14:59

Compartilhar notícia

- Divulgação/PRF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) inicia nesta quinta-feira (28) uma série de fiscalizações educativas para averiguar se os motoristas das categorias C, D e E estão cumprindo a obrigatoriedade de realização do exame toxicológico, que pode identificar o uso de substâncias psicoativas. 


O exame deve ser realizado até esta quinta-feira (28), segundo determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e é voltado a motoristas de veículos de maior porte, como caminhões, ônibus e vans, a fim evitar uso de substâncias psicoativas (como anfetaminas). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Operação com cães

Traficante é preso após policiais encontrarem 22 quilos de maconha em mala de viagem em Bandeirantes

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Termina prazo para TikTok impedir acesso de usuários sem cadastro

Imagem de destaque
Obrigatório

CPI das Bets convoca Gusttavo Lima para depor sobre envolvimento com empresas de apostas irregulares

Essa primeira etapa de conscientização dos condutores terá duração de 30 dias. A data coincide com o prazo estabelecido pelo Contran, que estipula como limite àqueles que não desejam ser multados já no início da fase punitiva. 

Publicidade


A partir de 28 de janeiro de 2024, autuações começarão a ser feitas contra motoristas flagrados na direção com o exame toxicológico vencido por prazo superior a 30 dias. Condutores que descumprirem a exigência estarão sujeitos às penalidades previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Publicidade


Segundo a PRF, aqueles que dirigirem o veículo sem realizar o exame, com toxicológico vencido ou com resultado positivo, estarão passíveis às infrações consideradas gravíssimas - com inclusão de sete pontos na CNH, cuja penalidade é a aplicação de multa com fator multiplicador por cinco (valor da multa vezes 5).


Nos casos de reincidência no período de 12 meses, serão aplicadas multas dez vezes mais caras e o motorista terá sua habilitação suspensa.

Publicidade


Segundo a PRF, 80 acidentes foram causados por motoristas que ingeriram substâncias psicoativas. Destes, 17 foram classificados como graves e resultaram na morte de 10 pessoas e deixaram outras 72 feridas.


Exame 

Publicidade

O exame toxicológico precisa ser renovado por motoristas das cetgorias C, D e E a cada 30 meses. É feito utilizando amostras de cabelo e pelo do corpo do motorista. Também pode ser feito pela unha, mediante laudo médico, emitido por dermatologista, que comprova alopecia universal (perda de cabelo e pelos corporais).


Possui uma janela de detecção que verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise de até 90 dias anteriores à realização do teste. Os resultados são divulgados em um prazo de até 15 dias.


Não há como escapar da obrigatoriedade de apresentação do exame. Mesmo que o motorista não seja abordado dirigindo, quando for renovar a sua CNH será notificado em R$1.467 pelo Detran do seu estado.


Em caso de resultado positivo, com a confirmação de uso de qualquer substância proibida, o condutor também será autuado e multado em R$ 1.467,35 e perderá sete pontos na CNH.


Imagem
Londrina: Com nova lei, população já pode aderir ao "Profis do ITBI"
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), sancionou no último dia 21 a Lei n° 13.719/2023, que cria no município uma espécie de "Profis do ITBI"
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo