Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito ontem presidente da República do Brasil, é o primeiro governante de esquerda da história do País. Lula chega ao poder na 19ª eleição direta para a Presidência, entre 27 já realizadas desde 1891. Ele será o 39º brasileiro a ocupar o posto.
Usando gravata verde e amarela, Lula - acompanhado da mulher Marisa e do vice José Alencar - foi apresentado à noite no auditório do Hotel Intercontinental como o novo presidente da República. Em pronunciamento, agradeceu ao atual presidente, Fernando Henrique Cardoso, pela condução do processo de transição.
‘Quero agradecer FHC pelo fato de ter anunciado à sociedade brasileira que possivelmente tenhamos a mais sensata e democrática transição já vista nesse País’, afirmou. Também agradeceu aos eleitores de seu adversário José Serra (PSDB), por terem comparecido às urnas para ‘consolidar a democracia’ no Brasil.
Lula fará hoje, ao meio-dia, um pronunciamento à Nação para reiterar a garantia de que respeitará todos os contratos firmados pelo atual governo, manterá a inflação sob controle, fará de tudo para reduzir o desemprego, acabar com a fome e aumentar as exportações. O presidente eleito reúne-se amanhã, às 11 horas, com Fernando Henrique no Palácio do Planalto para dar início à transição de governo. Em seguida, anunciará a coordenação da equipe que nos próximos dois meses ficará encarregada de tomar conhecimento da máquina do governo.
Leia mais sobore as eleições 2002 na Folha de Londrina desta segunda-feira.