Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liminar do TSE

Vice de mensaleiro, prefeito reassume cargo em Jandaia do Sul

Rafael Fantin - Redação Bonde
20 nov 2013 às 15:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito eleito de Jandaia do Sul, Dejair Valério (PTC), deve reassumir a administração do município após liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (19). Ele foi afastado do cargo no final de outubro com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que cassou o mandato com base nas denúncias de que Valério foi favorecido pelo ex-prefeito José Borba, quando ocupava a função de vice-prefeito durante a campanha eleitoral do ano passado.

A liminar do TSE suspende os efeitos dos acórdãos proferidos pelo TRE do Paraná até a apreciação dos recursos pela Corte Superior. "Nessa situação, entendo ser menos prejudicial ao Município, a manutenção do candidato eleito, ainda que ele já se encontre afastado", afirma a liminar assinada pelo ministro do TSE, Henrique Neves da Silva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jandaia do Sul, Valério e o vice-prefeito, Leandro Silva (PSB) aguardam a publicação da liminar e o comunicado do TSE enviado às instâncias inferiores para tomarem posse novamente das funções no Executivo, o que deve ocorrer até a tarde de quinta-feira (21).

Leia mais:

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
"Prejudica a democracia"

Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA

Imagem de destaque
É fake

AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas


O ex-prefeito Borba foi condenado no escândalo do mensalão e deve cumprir pena alternativa, que foi determinada na terça-feira pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Publicidade


Conforme a sentença, Borba terá que pagar multa de 300 salários mínimos para entidade pública, não poderá exercer cargo ou função pública pelo período da condenação, dois anos e seis meses.


O segundo colocado nas eleições do ano passado, Benedito José Pupio (PSC) assumiu o comando da prefeitura no dia 21 de outubro após o TRE cassar os mandatos de Valério e de Silva. De acordo com o processo, o ex-prefeito Borba reajustou salários de servidores, utilizou meio de comunicação para propaganda do então vice-prefeito e isentou 263 pessoas do pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O benefício é considerado ilegal durante campanha eleitoral. O prefeito eleito ainda foi multado e teve os direitos políticos suspensos até 2020, conforme decisão do TRE.

Valério não foi localizado pela assessoria de imprensa da prefeitura para comentar o assunto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo