Política

Vereadores são acionados por desvio de dinheiro no PR

06 nov 2012 às 14:28

A 1ª Promotoria de Justiça de Guaíra (região Oeste do Estado) propôs, na última semana, 14 ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra vereadores e ex-vereadores do município. O Ministério Público requer à Justiça o ressarcimento de R$ 500 mil ao erário, no total. O valor equivale a gastos atribuídos a viagens dos parlamentares que, segundo a Promotoria, não têm comprovação.

As ações, assinadas pelo promotor de Justiça Henrique Bolzani, tiveram origem em um inquérito civil que foi posteriormente desmembrado em 14 investigações, uma para cada vereador.


De acordo com a Promotoria, uma auditoria do Ministério Público, realizada este ano, apontou o desvio de dinheiro público por vereadores e ex-vereadores de Guaíra, através da simulação de viagens que não se comprovaram existir, muito menos as suas finalidades públicas.

O MP-PR requer à Justiça a indisponibilidade de bens dos requeridos, o ressarcimento aos cofres públicos e a declaração de nulidade dos empenhos de pagamento das diárias sem comprovação. As ações aguardam decisão da Justiça da Comarca.


Continue lendo