Como havia sinalizado em setembro, a vereadora Sonia Gimenez (PSB) protocolou uma emenda ao PL (Projeto de Lei) n° 63/2023, que estabelece a Lei do Sistema Viário, visando remover a previsão de transposição do vale do Córrego dos Tucanos. A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da CML (Câmara Municipal de Londrina) chegou a apresentar uma emenda suprimindo a intervenção, mas recuou.
A proposta do Executivo, que tramita na forma do Substitutivo n° 1, é transformar as ruas dos Funcionários e Maestro Andrea Nuzzi em vias arteriais, conectando-as futuramente às ruas Finlândia e João Weffort. O alargamento das vias também é previsto. A medida sofre resistência por parte de moradores da região, que citam prejuízos ambientais com a intervenção no fundo de vale.
“Nós temos uma demanda da comunidade no entorno, temos a demanda também do pessoal do IEIJ [Instituto de Educação Infantil e Juvenil], que nos procurou várias vezes e está situada nas proximidades. E temos, também, os moradores e as pessoas que são contra a transposição”, explica Gimenez, que afirma que “outras alternativas devem ser estudadas, menos essa de agredir o nosso ambiente”.
Leia mais:
Aumento salarial para vice-prefeito e secretários de Londrina terá impacto de R$ 3 milhões
TSE forma maioria para endurecer 'ficha limpa' e veta candidato sem condenação
Tiago Amaral quer salário de R$ 21,9 mil para vice e secretários de Londrina
Lula faz exames e é liberado para voltar a Brasília
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA