A vereadora Jessica Ramos Moreno (PP), a Jessicão,, quer retirar dos GMs (Guardas Municipais) a tarefa de controlar e de orientar o trânsito e o tráfego em Londrina. A sugestão está PL (Prjeto de Lei)protocolado na segunda-feira (24), que pretende revogar o dispositivo legal que institui aos agentes a incumbência de fiscalização da movimentação de veículos nas ruas de Londrina.
Segundo Jessicão, os guardas municipais "têm que estar nas escolas, não em blitz prendendo carros". Na justificativa do PL, a vereadora argumenta que é preciso "priorizar a segurança pública da sociedade, em especial dos menores da rede pública de ensino".
Para Jessicão, os guardas municipais de Londrina estão "realocados em funções que não lhes foram constitucionalmente atribuídas". Na visão da vereadora, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) é o órgão municipal competente para o exercício do poder de polícia no trânsito e tráfego da cidade.
Leia mais:
Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Jessicão afirma ainda, em sua justificativa, que Londrina deveria "constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, tais como creche e escolas municipais".