Política

Tucanos radicalizam contra o PT

18 set 2002 às 16:21

O comando da campanha do candidato do governo à Presidência da República, José Serra (PSDB), mudou de tática e deslocou sua artilharia pesada para atacar diretamente o candidato que lidera a sucessão, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Na propaganda eleitoral exibida na terça-feira, os tucanos presentaram Lula como um candidato despreparado para a Presidência, por não ter diploma universitário. Também recuperaram a imagem de partido ''baderneiro'' que o PT tinha perante o eleitorado conservador.

A perspectiva de vitória do petista no primeiro turno fez com que os tucanos dedicassem todo o programa noturno à comparação entre Serra e Lula. Desde a história dos dois aos programas de governo, passando pelo desempenho parlamentar e experiência administrativa. No final, o apresentador fez um apelo para que o eleitor não deixasse a eleição acabar no primeiro turno.

A tática da campanha tucana é semelhante à que abalou a candidatura de Ciro Gomes (PPS), identificando-o como mentiroso e desequilibrado. Na propaganda contra Lula, o questionamento é sobre supostas maquiagem de seu discurso e falta de preparo, resumidos nas frases: ''Lula: ou ele esconde o que pensa, ou não sabe o que diz'' e ''Atenção! Este PT você não vê na TV''.


Continue lendo