Política

TSE cassa mandato de prefeito paranaense

09 set 2009 às 21:04

Em decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowsky, cassou o mandato do prefeito de Itaipulândia (85 km a nordeste de Foz do Iguaçu), Lotário Knop (PDT), que venceu as eleições do ano passado por uma diferença de apenas 26 votos sobre Miguel Bayerle (PR).

A candidata à vice na chapa do pedetista era a presidente da Câmara de Vereadores, que teve as contas rejeitadas e foi substituída pela mãe, Clecy Pier (PMDB). A peemedebista era proprietária de uma farmácia que, mesmo depois da eleição, seguiu vendendo para a prefeitura, o que é considerado irregular.


O recurso havia sido julgado improcedente tanto pela Justiça de São Miguel do Iguaçu como pelo TRE do Paraná. Na decisão de hoje, o ministro Ricardo Lewandowsky entendeu que a Justiça de São Miguel do Iguaçu e o TRE do Paraná erraram ao legitimar a candidatura de Lotário Knop.


A decisão do TSE ainda cabe recurso.

O ministro ainda definiu que nova eleição deverá acontecer em Itaipulândia dentro do prazo de 20 a 40 dias após o período de recursos. (informações do Bem Paraná)


Continue lendo