O ex-presidente do Idel/Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) Alex Canziani toma posse nesta segunda-feira (3/6) como secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A nomeação foi publicada no decreto 5.955/24, editado pelo governo estadual, na quarta-feira (29/5).
A cerimônia está marcada para às 11 horas na Celepar, em Curitiba, local onde também é a sede da pasta. Canziani assume a secretaria no lugar do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), que é pré-candidato a prefeito em Ponta Grossa.
“É uma honra atender o convite do governador Ratinho Júnior, de poder servir ao Paraná e ao seu governo. Estou muito animado com as perspectivas que nós temos e poder usar tudo aquilo que a gente construiu ao longo dos anos em termos de relacionamento e conhecimento para buscar oportunidades em uma área que considero fundamental para o fortalecimento da economia do Estado, que é a inovação, a modernização e a transformação digital do governo”, afirma Canziani.
Leia mais:
OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral
Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Ele acrescenta que é uma pauta fundamental para melhorar o serviço público e, dessa forma, atender melhor os cidadãos.
“A pasta já tem uma série de programas e ações importantes, desenvolvidas pelo secretário Marcelo Rangel, e pretendemos continuar atuando nesse sentido e poder trazer mais inovações com uma equipe altamente competente”, enfatiza o futuro secretário.
Londrinense, Canziani é bacharel em Direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e especialista em Gestão de Pessoas pela UniFil. Com extensa experiência na administração pública e conhecido por sua atuação nas áreas da educação, tecnologia e inovação, Canziani presidiu a Codel por cerca de um ano e meio.
O novo secretário da Inovação iniciou sua carreira política como vereador, onde esteve por dois mandatos – de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 –, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Londrina em 1993.
Posteriormente, foi vice-prefeito de Londrina a partir de 1996, período em que exerceu a presidência da Codel pela primeira vez, entre 1997 e 1998. No âmbito estadual, atuou como Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná em 1999.
Canziani também foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos – 1999-2003, 2003-2007, 2007-2011, 2011-2015 e 2015-2019.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: