Mal foi dada a largada para a campanha eleitoral deste ano e muitas cidades, principalmente as maiores, já estão sofrendo com o excesso de lixo deixado nas ruas pelos candidatos. Em Curitiba, as ruas do centro já apresentam uma leve cobertura de papel. São os famosos santinhos, distribuídos por todos os candidatos em vários pontos da cidade.
Muros, viadutos e tapumes também são alvos das propagandas. Mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) avisa aos candidatos que existem limites para a propaganda, e promete ser rigoroso na fiscalização este ano. Tanto que na próxima sexta-feira será feito o primeiro arrastão de limpeza na Capital.
Em Curitiba, a 3º Zona Eleitoral está responsável pela fiscalização da propaganda de rua. Nesta segunda-feira várias coligações foram intimadas a limpar cerca de 15 pontos em Curitiba. São viadutos e logradouros que tiveram cartazes colados irregularmente. Os partidos têm 48 horas para fazer a limpeza. Se não respeitarem esse prazo, podem receber uma multa que varia de R$ 5,3 mil a R$ 15,9 mil. O valor da multa varia conforme a quantidade do material colocado nesses locais e a extensão do dano causado.
É proibido colar cartazes ou fazer pichações em árvores, viadutos, postes, muros e fachadas de órgãos públicos. O oficial de Justiça da 3ª Zona Eleitoral, Siderlei Cordeiro, explica que quando se trata de espaço particular, no entanto, a colocação dos cartazes é permitida.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.