Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tiago Amaral e Maria Tereza

Eleições 2024: segundo turno acirra ataques entre candidatos à Prefeitura de Londrina

Douglas Kuspiosz - Reportagem Local
14 out 2024 às 19:04

Compartilhar notícia

- Roberto Custódio/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A campanha do segundo turno em Londrina teve uma primeira semana marcada por representações judiciais com mútua troca de acusações nas propagandas eleitorais no rádio e na TV. As reclamações de "propaganda eleitoral negativa" foram frequentes pela ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), e pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que disputam a Prefeitura.

Com isso, pedidos de direito de resposta, exclusão de conteúdos em redes sociais e acusações de desinformação inundaram as ZEs (Zonas Eleitorais) de Londrina nos últimos dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O juiz Mauro Ticianelli, responsável pela 157ª ZE (Zona Eleitoral), afirma que as demandas judiciais têm sido “muito acima do esperado”. Na semana passada, Maria Tereza e Tiago Amaral assinaram o “Pacto pela Paz” do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), uma campanha para promover um pleito pacífico na cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
"Prejudica a democracia"

Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA

Imagem de destaque
É fake

AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas


Publicidade

“É cedo para comentarmos sobre eventuais excessos ou mesmo o descumprimento do recentemente assinado ‘Pacto pela Paz’", diz o magistrado, que entende que ignorar o compromisso firmado "resultaria unicamente no desprestígio [junto] ao eleitor”.


“A Justiça Eleitoral apenas almeja, de forma muito concreta, que dois candidatos com nível cultural tão elevado e ocupantes de cargos tão nobres pensem unicamente no eleitor e na eleitora londrinenses”, continua Ticianelli, que ressalta que a legislação eleitoral busca coibir eventuais abusos com rigor, “principalmente na parte da desinformação”. “As penas são severas, vão desde multas em dinheiro até suspensão de diploma e mesmo cassação, no futuro."

Publicidade


Um advogado eleitoral ouvido pela FOLHA avalia que é normal o "acirramento" do debate no segundo turno, mas pontua que em Londrina os ataques têm passado do ponto. "No primeiro turno, as agressões ficam diluídas. No segundo, são dois candidatos e o confronto é direto."


Continue lendo na Folha de Londrina:

Imagem
Segundo turno acirra ataques entre candidatos à Prefeitura
Com aumento de ataques, candidatos têm buscado a Justiça Eleitoral para remover conteúdos e pedir direito de resposta
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo