O temporal de sábado (29) na véspera da eleição deixou prejuízo e causou transtornos em diversos municípios do Estado. Várias cidades amanheceram neste domingo (30) ainda sem energia, principalmente na região de Ivaiporã (Noroeste). De acordo com o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), o problema não vai interferir na votação, já que as urnas eletrônicas têm autonomia para funcionar sem energia elétrica de seis a dez horas, dependendo do modelo.
Em Londrina, o Colégio Universitário, que é local de votação, estava às escuras nas primeiras horas do dia. “A eleição está sucedendo com tranquilidade. Durante a madrugada tivemos alguns incidentes em razão das chuvas, mas está tudo resolvido. As seções eleitorais estão em pleno funcionamento”, garantiu o presidente do Tribunal, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.
No início dos trabalhos, em Curitiba, foi feito o teste de integridade das urnas pelo TRE-PR. “Conclamo que as pessoas venham com tranquilidade, tragam e-título ou outro documento com foto”, orientou.
Leia mais:
OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral
Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Segundo a Copel, cerca de 60 mil imóveis estão sem energia em razão das fortes chuvas na manhã deste domingo. Este número chegou a mais de 250 mil no momento mais crítico. Três torres de duas linhas de transmissão caíram na região Norte. A reconstrução está prevista para segunda-feira (31).
A companhia informou que desde que iniciou os serviços para recompor a rede de energia elétrica, no sábado, está em contato permanente com o Tribunal Regional Eleitoral para priorizar as regiões sem energia que possuem zonas eleitorais.