O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceda a fim de evitar a saída do deputado federal Fernando Gabeira (RJ) do Partido dos Trabalhadores (PT).
Suplicy disse ter sugerido ao presidente, durante almoço no Palácio do Itamaraty, que converse com o deputado e peça para ele permanecer no partido.
Na opinião de Suplicy, o deputado Gabeira "é uma pessoa que traz um valor, uma riqueza muito importante sobre diversos assuntos relativos ao meio ambiente, aos direitos da cidadania, a todo o debate dos transgênicos, assunto que ele estudou".
A indisposição de Gabeira com o partido ficou clara depois que o vice-presidente, José Alencar, assinou Medida Provisória autorizando o plantio de sementes geneticamente modificadas na safra 2003-2004.
Gabeira é contra a liberação do plantio dos transgênicos e comunicou ao vice-presidente que discordava da edição da MP. Alencar também relutou em assinar a medida, mas seguiu orientação do presidente Lula, que estava em viagem oficial aos Estados Unidos, México e Cuba.
Gabeira também prestou apoio publicamente à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que é contra ao plantio de transgênicos.
Para Suplicy, o deputado pode continuar expressando suas opiniões filiado ao PT, mesmo que elas sejam contrárias ao governo.
"É importante que ele possa continuar expressando o seu ponto de vista dentro do partido. Não precisa sair por causa disto", ressaltou. O senador não revelou a resposta do presidente sobre a sua sugestão.