O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) disse nesta terça-feira, 1, que a violência durante o governo militar teve início com o golpe que depôs o presidente João Goulart, em 31 de março de 1964. "Quem praticava violência no Brasil (durante a ditadura) era a direita", afirmou à Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, durante evento que lembrou os 50 anos do golpe.
Militante político na época, Serra ocupava a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) e integrava o movimento Ação Popular (AP). Em seu discurso, o ex-governador culpou as "forças golpistas" por terem tornado o Brasil um país violento. "A violência no Brasil começou por causa do golpe. Quem praticou a violência, quem fechou os caminhos da democracia e gerou a violência posterior foram as forças golpistas", disse ele.
Serra foi convidado pelo colegiado para contar sua experiência de ativista estudantil no período da ditadura. A sessão ocorre num auditório da Câmara Municipal e é acompanhada por estudantes de um colégio particular da Vila Leopoldina, zona oeste da capital.